Aprenda o que é LCI, se vale a pena investir e como fazer isso
Renda Fixa

Aprenda o que é LCI, se vale a pena investir e como fazer isso

o que é lci
Escrito por Focalise

Você sabe o que é LCI? Esse investimento tem chamado a atenção de muitas pessoas, até mesmo dos investidores mais conservadores. O motivo é óbvio: essa é uma aplicação fácil de ser feita, tem boa rentabilidade e é segura.

No passado, a Poupança foi o investimento mais rentável do país e ajudou a formar várias fortunas. Entretanto, os tempos mudaram e hoje em dia não podemos chamá-la de investimento, já que nem a inflação ela tem conseguido cobrir.

Isso significa que quanto mais tempo seu dinheiro fica na poupança, menos poder de compra você tem. Para lhe ajudar a mudar essa situação, fizemos este conteúdo explicando tudo sobre a LCI. Acompanhe!

O que é LCI?

LCI é a sigla para Letras de Crédito Imobiliário. Esse produto é um título de renda fixa que é emitido por bancos. O objetivo das LCIs é ajudar no financiamento do setor imobiliário, que é uma área que nunca para de crescer no país.

Como funciona esse investimento?

Por ser um investimento de renda fixa, o funcionamento das LCIs é bem simples: você empresta seu dinheiro para o banco e ele, em troca, lhe dá um título. Esse título tem rendimentos, como os juros bancários.

Ao final da aplicação, você recebe todo o dinheiro que foi investido mais o rendimento do título no período. Então é como se você estivesse cobrando juros do empréstimo que fez ao banco. Interessante, não é mesmo?

Barreira de entrada

Apesar dessa simplicidade, a LCI tem uma coisa chamada barreira de entrada. Essa barreira é o valor mínimo que precisa ser investido para que o título seja adquirido. Apesar de existirem várias opções, as LCIs mais comuns são as de R$ 5.000,00.

Entretanto, é possível começar a investir nesses títulos com uma aplicação mínima de R$ 1.000,00, mas você vai ter que procurar alguma corretora que ofereça papéis a esse preço, tudo bem?

Tempo de investimento

Assim como a barreira de entrada, o tempo mínimo de investimento também varia bastante dependendo do título que está sendo comprado. Entretanto, podemos dizer que a LCI é, normalmente, uma aplicação de médio prazo.

Isso significa que a maioria dos títulos têm vencimento entre três e cinco anos. Além deles, também podemos encontrar opções com vencimento superior a dez anos.

Quais são os riscos da LCI?

Entendido o que é e como funciona, chegou a hora de falarmos dos riscos da LCI. Afinal de contas, nada é totalmente seguro, não é mesmo? Esse título não é diferente. Ele tem dois perigos aos quais o investidor precisa estar atento: o risco de liquidez e de crédito.

Risco de liquidez

Como falamos, LCIs são aplicações de médio prazo (3 meses até 4 anos). Em função disso, o dinheiro investido não pode ser resgatado até a data do vencimento do título. Isso significa que se você optar por investir em uma LCI de dez anos, terá que esperar todo esse período para reaver o dinheiro.

Mas calma, nada é tão ruim assim. Existe uma coisa chamada mercado secundário. Nele você pode vender seu título para outro investidor ou para a própria corretora. Só que nesse caso, seu rendimento, com certeza, vai ser menor do que se tivesse esperado o vencimento da LCI.

Risco de crédito

Outro problema da LCI é o risco de crédito. Nesse investimento é muito difícil perder o dinheiro que foi investido, já que os bancos são ótimos pagadores e, além disso, o título tem cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Apesar dessa segurança, ainda é possível que o banco entre em falência. Se isso acontecer, você precisará esperar até que o FGC seja acionado e devolva seu dinheiro, o que é um processo um pouco moroso e burocrático.

Quais são as vantagens da LCI?

Pronto, esses são os únicos riscos da LCI. Mesmo para investidores conservadores, eles são riscos aceitáveis, não é mesmo? E fica ainda melhor quando conhecemos as vantagens desse investimento. Confira!

Alto rendimento

O rendimento da LCI é um dos mais expressivos dentre os produtos de renda fixa. Além disso, quanto mais distante é o vencimento do título, maiores são as rentabilidades oferecidas.

Isenção de taxa de Imposto de Renda (IR)

Além de seu rendimento atrativo, a LCI tem isenção do temido Imposto de Renda. Isso significa que a rentabilidade apresentada já é liquida.

Segurança

Outra grande vantagem da LCI é sua segurança. Como o emissor do título é um banco, dificilmente precisamos nos preocupar com o recebimento. No Brasil essas instituições são sólidas, têm boa fama como pagadoras e muito dificilmente entram em falência.

Além disso, você sempre pode contar com o FGC para proteger seu capital.

Previsibilidade

Por ser uma aplicação de renda fixa, a LCI tem alta previsibilidade. Mesmo que você invista em um título pós-fixado (que é calculado de acordo com um indexador, como o CDI), é possível saber, mais ou menos, quanto dinheiro será retirado no momento do vencimento do título.

Assim é fácil se planejar e fazer planos para o dinheiro investido, não é mesmo?

Como esse investimento pode ser feito?

Agora você já sabe tudo sobre LCI, conhece seus riscos e vantagens. Falta aprender a investir nesse título, certo? Essa é a parte mais simples!

Para ter acesso a uma LCI você só precisa ter conta em alguma corretora, ir na sessão de investimentos de renda fixa, encontrar as LCIs, escolher a que melhor combina com sua situação atual e seu perfil e fazer o investimento.

Com isso terminamos nossa explicação sobre o que é LCI. O resto é com você! Junte seu dinheiro, fuja da poupança e comece a aproveitar os benefícios que o mercado financeiro pode oferecer! Só assim é que o futuro da sua família estará seguro.

Ficou com alguma dúvida? Precisa de ajuda em algo? Quer contar um pouco da sua experiência com LCIs? Então deixe um comentário!

Sobre o autor

Focalise

A Focalise surgiu da necessidade dos investidores em ter um ambiente para o debate, educação e apoio às decisões no mercado de capitais.

Buscamos informar, orientar, educar e oferecer serviços que facilitem o entendimento e a identificação das oportunidades de investimentos.

Share This
Navegação