Recomendação personalizada de investimentos: quais as vantagens?
Dicas Finanças Pessoais

Recomendação personalizada de investimentos: quais as vantagens?

recomendações de investimentos
Escrito por Focalise

Todo produto ou serviço que é exclusivo tende a ser melhor. Com a recomendação personalizada não poderia ser diferente. Uma das principais perguntas feitas por investidores às corretoras, bancos e assessores de investimento é: em quais tipos de aplicação devo investir o meu dinheiro?

É exatamente nesse tipo de questão que esse serviço atua. O objetivo deste post é mostrar o que é a recomendação personalizada, os principais tipos, onde encontrar e os principais benefícios. Acompanhe!

O que é uma recomendação personalizada?

A recomendação personalizada é um serviço que consiste em indicar as melhores opções de investimento para os seus clientes. Essa indicação é realizada por meio da avaliação do perfil do investidor, seus objetivos e necessidades, considerando sempre os seus anseios de curto, médio e longo prazo.

Por meio de profissionais especializados em investimentos diversos o cliente terá acesso a uma gama maior de produtos financeiros. Além disso, poderá ficar por dentro de todas as tendências econômicas que um investidor sozinho dificilmente teria condições de acompanhar.

O principal diferencial da recomendação personalizada é a exclusividade. Assim, o contratante desse tipo de serviço tem a possibilidade de acessar ativos financeiros estritamente adequados e personalizados.

Existe uma cultura entre os investidores brasileiros que se limita às aplicações em grandes bancos, e uma parcela muito pequena desse público consegue investir seus recursos em ativos que realmente proporcionem uma boa rentabilidade.

Essas instituições restringem a capacidade de investimento do indivíduo, uma vez que eles se limitam em apresentar apenas os seus próprios produtos financeiros como CDBs, LCIs e LCAs, enquanto na recomendação personalizada o investidor pode selecionar qualquer tipo de ativo, independentemente de uma instituição bancária.

Isso permite escolher a melhor opção de aplicação para ele dentro de uma relação de vários produtos com características diferentes, podendo oferecer resultados diversos nos mais variados cenários e situações.

Quais os principais tipos de recomendação personalizada?

Entendido o conceito de recomendação personalizada mostraremos os tipos existentes na atualidade. É de extrema importância conhecer estes pontos antes de contratar esse tipo de serviço, portanto, continue lendo!

Recomendações mensais

As recomendações mensais de ações são um tipo muito comum. Basicamente, são feitas indicações para um mês e, ao longo das semanas, são avaliados se os fundamentos ou cenários da aplicação indicada sofreram alguma alteração.

Nesse contexto, de acordo com as mudanças os analistas recomendarão a substituição, manutenção ou até mesmo a venda de um determinado ativo.

Estratégia de pagamento de dividendos

Nesse tipo de recomendação os analistas buscam instituições que realizam distribuição de parte de seus lucros aos acionistas. Nesse caso, é possível encontrar ações com os melhores rendimentos por preço ou, em termos técnicos, dividend yiedl.

Small Caps

Small Caps são ativos de empresas que possuem valores inferiores se comparadas a outras instituições de grande porte. Elas possuem baixa liquidez, mas com grande potencial de valorização.

A recomendação desse tipo de aplicação segue uma estratégia para que o investidor não tenha prejuízos muito altos ou controle-os. O objetivo principal é fazer com que a lucratividade seja, no mínimo, igual ao valor investido na compra dos títulos.

Aplicações de renda fixa

A recomendação personalizada também atua na renda fixa. Nessa modalidade, os analistas buscam combinar ativos como Letras de Crédito, CDBs, Títulos do Tesouro Direto, Debêntures, entre outros, objetivando potencializar a lucratividade dos investimentos sobre o índice CDI.

Nesse caso, mesmo que um ativo seja administrado por alguma instituição bancária, você não ficará restrito a apenas essa organização, podendo distribuir recursos em aplicações de renda fixa em outros bancos.

Como encontrar esse serviço?

Basicamente, você encontrará o serviço de recomendação personalizada de três formas:

  • corretoras;

  • analistas independentes;

  • assessoria de investimentos.

As corretoras favorecem seus clientes, pois realizam as operações em seus sistemas de Home Brokers e, dessa forma, elas mantêm mais investimentos sob sua custódia. Esse tipo de relação costuma ser vantajosa para o investidor, uma vez que ele fica mais seguro sobre suas estratégias, pois as indicações são realizadas de acordo com seus objetivos.

Os analistas independentes são empresas ou profissionais especializados em analisar o mercado e fornecer indicações e recomendações aos seus clientes. A grande diferença destes serviços é que eles não são vinculados a instituições, sendo assim, não possuem interesse em fazer com que o seu cliente movimente mais a sua conta.

A assessoria de investimentos pode ser confundida com os serviços dos analistas independentes, no entanto, ela oferece outro tipo de abordagem, visando recomendar a ativos com a melhor estratégia baseada no perfil do investidor, alinhando suas indicações aos objetivos e necessidades de cada cliente.

Quais os principais benefícios da recomendação personalizada?

Entendido o conceito de recomendação personalizada, seus tipos e onde encontrar esse serviço, vamos apresentar algumas das principais vantagens que ela pode proporcionar a um investidor. Confira!

Recomendação de acordo com o perfil do investidor

Toda recomendação é realizada de acordo com o seu perfil. Caso você seja um investidor iniciante ou que não gosta de correr riscos, você será apresentado às aplicações que se adaptem a essas características. Da mesma forma, se o seu perfil for mais arrojado, serão apresentados ativos que têm maior risco e, consequentemente, mais possibilidades de ganho.

Análise de objetivos e necessidades do investidor

Além do perfil, também serão analisados os seus objetivos de curto, médio e longo prazo, bem como suas necessidades. Dessa forma, você terá acesso a investimentos personalizados e adequados para atender às suas demandas.

Indicação de aplicações mais rentáveis

Outro benefício da recomendação personalizada é a indicação de investimentos mais rentáveis. Ao contratar esse serviço você contará com profissionais altamente capacitados e antenados em todas as variáveis do mercado de aplicações financeiras.

Nesse sentido, você poderá ter acesso aos ativos que a maioria das pessoas que não possui esse serviço, tampouco conhecimentos nessa área, geralmente não conhece. A falta de informação é o principal fator que faz com que alguns investidores não tenham sucesso. Com esse serviço personalizado, você fica isento desse tipo de problema.

Melhor planejamento financeiro pessoal

Por fim, podemos mencionar como um grande benefício a melhoria no planejamento financeiro pessoal. Os analistas ajudarão você a tomar decisões importantes que impactarão diretamente no futuro das suas finanças.

Dessa forma, além de aumentar a sua possibilidade de lograr sucesso no mercado financeiro, você também poderá contar com o auxílio de profissionais altamente qualificados para fornecer dicas valiosas e técnicas para suas finanças e investimentos.

Gostou deste artigo sobre recomendação personalizada? Gostaria de mais informações sobre investimentos? Então, entre em contato conosco! Temos uma equipe especializada para atender às suas necessidades.

Sobre o autor

Focalise

A Focalise surgiu da necessidade dos investidores em ter um ambiente para o debate, educação e apoio às decisões no mercado de capitais.

Buscamos informar, orientar, educar e oferecer serviços que facilitem o entendimento e a identificação das oportunidades de investimentos.

Share This
Navegação