3,60... Hora de Comprar Dólar? | Focalise
Criatividade

3,60… Hora de Comprar Dólar?

3,60... Hora de Comprar Dólar?
Escrito por André Momberger

3,60… Hora de Comprar Dólar?

Esta foi a pergunta TOP 5 da semana, tendo em vista esta correção da moeda americana nos últimos dias. Veja:

comprar dólar
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Mas será que está na hora de comprar dólar? Onde pode chegar a cotação?

Prever a variação cambial é uma das coisas mais difíceis (para não falar impossíveis) de se fazer. São inúmeras variáveis e boa parte delas, incontroláveis.

Pergunte a qualquer economista qual a previsão do dólar para daqui a um ano e ele  irá “escorregar” pra cá , “escorregar” pra lá e vai dizer que poderia estar entre 3,00 e 5,00, ou seja, não nos seve para absolutamente nada.

A resposta clássica projeta a inflação sobre a cotação vigente, que seria a lógica matemática (que não funciona também).

Partindo de um exemplo: Quando o dólar estava fraco perante as principais moedas do mundo, o setor exportador americano passou a  puxar a recuperação da economia. Naquele momento foi extremamente importante. Até semana passada, perante uma cesta de moedas, a valorização atual já estava em 36%. Consequencia? O setor exportador voltou a ter problemas e já existe pressão para que o FED atue no sentido de provocar mais uma vez a desvalorização. E caso ocorresse, qual a consequencia para nós?

O Real voltaria a valorizar-se perante o dólar e quem sabe voltássemos a patamares na casa de 3,00 reais. Alguém pode afirmar isto com certeza? De forma alguma.

E nas ponta contraria? Se a situação brasileira continua deteriorando-se, o Governo Dilma continuar “arrastando-se” e a operação Lava-Jato não dar em nada?  Dolar a 5,00?Grandes possibilidades! Certeza? Nenhuma.

Repare que realmente é uma tarefa insana…

Muito bem, mas por que eu deveria estar me preocupando com o Dólar?

A priori, por uma razão muito simples.

Provavelmente você possui suas fontes de receita em Reais, mas seu modelo de consumo é parcialmente dolarizado.

consumo dolar
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Viagens internacionais, bens de consumo e até possibilidade de diversificação de investimentos em outra moeda fazem parte de nosso dia dia inexoravelmente.

Você que viaja, tem celular, ipad, gosta de vinhos, esportes mais sofisticados e possui  reservas para investir e não possuía nenhuma exposição internacional viu seu patrimônio em dólar deteriorar-se.

Especificamente, se falarmos de investimentos, o Brasil representa hoje, menos do que 3% da economia mundial. Nada mais logico do que pensar nesta possibilidade.

“Mas OK Momberger. Entendi tudo até agora. Você esta me dizendo que seria interessante eu ter algum tipo de diversificação em moeda estrangeira, mas não me disse  se esta na hora de comprar dólar ou não?”

Na verdade  eu até tenho meu palpite, mas não passa disso. E no fundo no fundo, isso não deveria ter a menor importância, pois existe grande possibilidade de eu estar errado.

“Mas e ai ?”

E é aqui que esta o PULO DO GATO.

Existe uma forma extremamente simples de você posicionar-se em qualquer tipo de ativo, com muita segurança e conseguir tirar resultados  em cenários de queda ou de alta daquele ativo.

 

Esta “magica” chama-se COE – Certificado de Operações Estruturadas.

Esta forma de adquirir ativos já é largamente utilizada no mundo inteiro e começa a popularizar-se também no Brasil. Até pouco tempo atrás, essas operações limitavam-se a clientes milionários. Agora já temos condições de atender a qualquer perfil de investidor.

Pouquíssimas pessoas conhecem e pouquíssimos agentes de investimentos utilizam este tipo de solução. Mas eu não tenho duvidas que deveriam conhecer mais.

Minha ideia aqui não é te dar uma aula de como funciona, mas abrir seus os olhos para esta nova realidade. Estamos preparando uma palestra especifica que detalha passo a passo como funciona.

Gostaria que agora você clicasse aqui, pois o Júlio (meu sócio) preparou um material bem bacana e super intuitivo sobre qual a lógica por trás deste tipo de operação e irá nos exemplificar justamente como é possível para comprar dólares amanha e não se preocupar se o LULA vai preso, se as manifestações populares foram grandes, ou seja lá o que estiver impactando os agentes econômicos.

Bom demais para ser verdade? Confere aqui então e você irá entender.

 

Gostaria também de te deixar um presente: Há algumas semanas atrás proferi uma palestra em um Congresso de Investimentos e o tema foi justamente “Investimentos Off-Shore“. Este material é exclusivo para quem adquiriu o plano Ouro dos Organizadores, mas eu resolvi disponibilizar aqui para você, pois tenho certeza absoluta que irá contribuir com sua evolução.

Um grande abraço!

P.S.: Muito Importante!! Por favor, escreva aqui abaixo seus comentários, dúvidas, ligue, pois teremos a maior satisfação de lhe explicar em detalhes como funciona este tipo de operação.

Gostou deste artigo? Veja mais aqui

Sobre o autor

André Momberger

Administrador de Empresas com Especialização em Marketing e Finanças.

Financial Advisor, atua no mercado desde 2001 e como trader profissional desde 2004.

Share This
Navegação