Porque você precisa ter um Robô hoje mesmo!
Robôs de Investimentos

Porque você precisa ter um Robô hoje mesmo!

robos de investimento
Escrito por Focalise

Você sabia que aproximadamente 75% das operações no mercado americano são executadas por robôs?

E que o mercado brasileiro está caminhando no mesmo sentido?

Neste post vou explicar porque você deve ter os seus próprios robôs hoje mesmo.

A utilização de robôs de investimentos é uma realidade no mundo todo, e a bastante tempo.

Até 2014 no Brasil, o grupo de pessoas operando com robôs era bastante restrito.

Até então, não existiam grandes corretoras patrocinando plataformas para operar no mercado brasileiro e os poucos que usavam robôs, operavam no mercado internacional através de corretoras também de outros países.

Isso mudou em 2014, com a entrada do MetaTrader no Brasil. E para alegria do mercado, a primeira instalação da plataforma foi patrocinada pela maior corretora do Brasil, a XP Investimentos.

Isto possibilitou a entrada de um bom número de traders no mercado de robôs.

Além do mais, a existência de uma plataforma operacional, permitiu que todo um eco sistema fosse criado. Eu mesmo consegui colocar em prática o primeiro Congresso Brasileiro de Robôs de Investimentos – ConaRobô.

Desenvolvedores de robôs começaram a oferecer suas soluções ao mercado. Escolas que ensinam como operar com robôs também surgiram. Enfim, muitas empresas, produtos e serviços foram criados a partir de uma única plataforma.

Agradeço imensamente as pessoas que acreditaram e apostaram neste projeto. Mudou para sempre o mercado brasileiro.

Agora que você entendeu como as coisas começaram no Brasil, você deve estar se perguntando:

Mas porque eu devo usar robôs nas minhas operações?

No que eles vão realmente me ajudar?

Quem me conhece provavelmente já sabe da minha história. Eu ficava horas e horas na frente das minhas telas olhando gráficos, projetando operações, entrando e saindo do mercado. No final do dia só queria saber da minha cama, de tão cansado.

Na verdade, ficava exausto, parecia um maratonista depois de correr os 42kms, só que o meu esforço era mental.

Passei a usar robôs para automatizar as minhas operações, e a minha vida mudou da água para o vinho.

Não estou nem falando de resultados, “apenas” de qualidade de vida.

Eu passei a me dedicar integralmente ao desenvolvimento de novas estratégias e aperfeiçoamento das que vinha utilizando. Não precisava mais fazer as entradas e saídas manualmente, o que muitas vezes geravam erros operacionais.

Sem contar quando as coisas não iam a meu favor, isso mexiam muito com o meu emocional.

Meus finais de dia eram muito mais prazerosos.

E ainda tem um fator adicional: eu me mudei para os EUA, e o fuso horário aqui na Califórnia é de 4 a 6 horas atrás do Brasil, dependendo do horário de verão nos dois países. Para continuar operando no Brasil eu teria que começar a trabalhar as 3 horas da manhã.

Eu não queria ter uma vida como a dos padeiros, que começam a trabalhar quando muitos estão indo dormir. Só os robôs poderiam resolver o meu problema.

E o que mudou exatamente ao adotar os robôs nas minhas operações?

Foram tantas coisas que tenho que pensar qual foi a mudança que fez mais diferença.

Eu elegi 3 principais motivos que me fazem entender e afirmar porque todo investidor deve operar com robôs.

  • Fator emocional
  • Erros operacionais
  • Melhoria contínua

Disparado a frente de todos os motivos está o fator emocional.

Veja um exemplo real onde o fator emocional foi totalmente eliminado por causa dos robôs.

Enquanto escrevo este texto, são 11 horas da manhã aqui na Califórnia, e 3 da tarde no Brasil. Quem diria que eu estaria escrevendo para o blog no meio da manhã, enquanto o mercado está em pleno funcionamento.

Já tive uma operação no dólar que atingiu o alvo. Ela foi aberta as 9:30 do Brasil (5:30 aqui nos EUA) e encerrada no lucro as 10:15 (6:15 nos EUA). Enquanto eu ainda estava enrolado nas cobertas, meu robô operou por mim.

Neste exato momento, tem outra operação aberta, também no dólar. Fui acompanhar ela para poder escrever aqui. Acessei meu servidor remoto que roda num dos data centers da Amazon, e descobri que ela está dando prejuízo.

WOW, o que fazer agora?

Será que vou devolver o lucro da primeira operação?

Será que o mercado vai virar de novo e vou terminar no lucro?

Não sei o que vai acontecer. Só sei que isto é responsabilidade do meu robô, e ele que se vire em executar o que ele foi programado.

Notaram que eu tinha uma operação em andamento, e não me envolvi em nada com ela? Ela está indo em direção ao stop e o meu emocional continua o mesmo de antes.

Se fosse operação manual, eu provavelmente estaria preocupado e pensando em como sair dela, quem sabe até encerrando antes da hora e saindo da estratégia inicial.

Mas porque eu fico tão tranquilo?

Porque eu testei exaustivamente o meu robô. E também testei exaustivamente a minha estratégia. Conto com um fornecedor bastante confiável.

E mais do que tudo: incubei a minha estratégia em laboratório pelo período adequado para me dar a segurança que preciso, para colocar dinheiro de verdade nela e nas mãos do meu robô.

Percebeu a mudança que os robôs de investimentos fazem na vida dos traders?

Tem ainda outros fatores que fazem você precisar, cada vez mais, der um MetaTrader. Pode ser outra plataforma? Claro que pode, mas o MetaTrader é a mais avançada e estável que eu conheço, e que opera tanto no mercado internacional quanto no brasileiro.

Ficou com dúvida? Quer sugerir algum assunto? Vou gostar muito de receber seus comentários. E se preferir me mande e-mail. Meu endereço é alexandre@conarobo.com.br

Ah, quase ia esquecendo. A operação em andamento no dólar acabou de encerrar. E no lucro!!!

PS: No próximo artigo vou falar sobre os outros 2 principais fatores que são fundamentais para você ter definitivamente o seu robô: erros operacionais e melhoria contínua. Fique de olho.

 

Aproveite e assine a newsletter para ficar por dentro das novidades no blog!

Sobre o autor

Focalise

A Focalise surgiu da necessidade dos investidores em ter um ambiente para o debate, educação e apoio às decisões no mercado de capitais.

Buscamos informar, orientar, educar e oferecer serviços que facilitem o entendimento e a identificação das oportunidades de investimentos.

Share This
Navegação