Confira 6 tendências de negócios para 2018! | Focalise
Dicas

Confira 6 tendências de investimentos em negócios para 2018!

negócios para 2018
Escrito por Focalise

Mesmo que o país ainda esteja passando por um momento delicado, a economia já começa a dar sinais positivos e apresenta possibilidade de se reerguer e prosperar a partir do ano que vem. Portanto, se você é um investidor ou planeja tirar do papel o sonho de ter o próprio negócio, fique atento: esse pode ser o momento ideal de pensar em investimentos para 2018.

Mas, antes de se lançar no mercado, é preciso pesquisar bem e entender quais tendências se avizinham mais à frente para que o negócio seja, de fato, promissor e bem-sucedido. Afinal, ninguém quer investir em algo com retornos negativos.

Para lhe ajudar, listamos 6 negócios que têm tudo para serem promissores em 2018. Confira!

1. Alimentação saudável

A busca por uma alimentação saudável e mais equilibrada ganhou força nos últimos tempos e, cada vez mais, vem se estruturando como um negócio que deu certo.

Aliás, quem opta por investir nesse ramo encontra um setor com opções bem amplas e que permite bastante criatividade para dirimir a concorrência: restaurantes especializados em alimentação alternativa, comidas naturais congeladas e até quitutes de festa preparados de forma mais natural e sem tanto óleo e ingredientes não recomendados, só para citar alguns exemplos.

Apesar de o mercado ainda estar em crescimento, a opção das pessoas por uma alimentação saudável costuma ser definitiva, o que torna esse setor promissor para os anos que seguem.

Para o público que busca transformar a boa alimentação em um hábito, o que importa mesmo é encontrar esse diferencial na comida que consome, mesmo que isso implique desembolsar um pouco mais de dinheiro. Ou seja: tem tudo para ser uma mania irreversível. Pense nisso!

2. Microcervejarias

Em meio à onda da gourmetização, as cervejas não ficaram de fora, e a variação de opções que passou a ser disponibilizada no mercado cresceu bastante nos últimos anos.

O boom das cervejas artesanais segue o mesmo filão alternativo da alimentação que falamos há pouco, já que cervejas de puro malte são consideradas mais puras do que as tradicionais de marcas mais conhecidas, que usam cereais não maltados em sua composição.

Da mesma forma que a alimentação, o público interessado em consumir cervejas artesanais não está preocupado em pagar um preço mais elevado para experimentar sabores diferenciados. Até porque a pretensão daqueles que optam pela bebida não está em consumir uma grande quantidade, mas, sim, em degustar lentamente e em conjunto com comidas e petiscos que harmonizam entre si.

Para quem está pensando em investir no ramo das microcervejarias, outra boa notícia é que o segmento promete ganhar ainda mais força em 2018 por conta ainda da sua recente inclusão no Simples Nacional.

3. Marketing Digital

No mundo de hoje, não ter uma conta em rede social, como o Facebook, o Twitter, o LinkedIn ou o Instagram, significa quase o mesmo que não existir na vida real. Para as empresas, então, isso pode ser determinante. Por isso, elas têm investido cada vez mais no chamado Marketing Digital como forma de se fazer presente no mundo, posicionar a sua marca no mercado e conquistar novos clientes.

De olho nesse nicho, muitos investidores vêm apostando nesse segmento, principalmente por se tratar de um investimento baixo em relação ao marketing tradicional. A criação de agências de marketing digital tem, inclusive, expandido-se para atender filões especializados, acompanhando a segmentação do mercado empresarial. E as perspectivas continuam boas para 2018.

4. E-commerce

O comércio on-line — ou, simplesmente, e-commerce — é uma das tendências mais lucrativas do momento. Isso porque é indiscutível a preferência dos consumidores por adquirir produtos pela Internet em vez de procurá-los em uma loja física. E os motivos são muitos: a compra on-line é sempre mais barata e a pesquisa de preço é bem mais facilitada.

Apostar em uma loja on-line, portanto, pode ser uma ótima ideia de investimento para 2018, especialmente para quem tem vontade de empreender, mas não possui muito dinheiro.

5. Coworking

O aluguel de salas de trabalho para quem não quer ou não consegue manter um escritório completo também pode ser uma ótima ideia para quem pretende investir no negócio próprio em 2018.

O chamado coworking é uma grande tendência para os próximos tempos devido à popularização do trabalho freelancer e, principalmente, a partir da aprovação da Reforma Trabalhista, que prevê a regularização do trabalho no estilo home office.

Além disso, quem é profissional liberal também vem mirando com bons olhos o aluguel de salas em espaços coletivos de trabalho, que imitam um ambiente empresarial confortável e sem tanta burocracia e altos preços, já que muitas das contas são divididas pelos usuários.

Nesse sentido, o coworking é outro segmento que deve ganhar um impulso significativo em 2018.

6. Pet shops

Mesmo com o país em crise, a economia demonstrando instabilidade e o número de concorrentes aumentando, o mundo dos pets sempre caminha para o lado contrário. O segmento parece nunca entrar em retração, e os bons presságios da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação continuam apontando bons ventos para os próximos anos.

O lado bom de investir em pet shops é que o setor permite abusar da criatividade na hora de atender os bichinhos de forma diferenciada, já que ainda são poucos os locais que oferecem um atendimento mais personalizado, com serviços de leva e traz ou atendimento em domicílio, por exemplo.

Então, se estiver de olho em um negócio que envolva pets, pesquise bastante o mercado e busque oferecer justamente aquilo que os outros não estão oferecendo, criando uma marca própria e diferenciada de tudo que já está por aí.

Como vimos, as perspectivas dos economistas para o novo ano que se aproxima são boas e prometem dar uma virada na crise econômica do país. Então, se você tem aquele projeto do próprio negócio guardado há tempos, talvez seja o momento ideal de tirá-lo da gaveta.

As opções de investimentos para 2018 são muitas e podem mudar a vida daqueles que planejam apostar todas as fichas em um negócio próprio ou em uma nova iniciativa de trabalho. Quem sabe não seja essa a hora certa?

Gostou das dicas? Então siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de outras novidades sobre investimentos para 2018! Estamos no Facebook, no Google+, no Twitter e no LinkedIn!

Sobre o autor

Focalise

A Focalise surgiu da necessidade dos investidores em ter um ambiente para o debate, educação e apoio às decisões no mercado de capitais.

Buscamos informar, orientar, educar e oferecer serviços que facilitem o entendimento e a identificação das oportunidades de investimentos.

Share This
Navegação