“O caminho mais longo que existe é ficar parado.”
A mais de 20 anos atrás ouvi de um antigo chefe meu (de grande sabedoria), uma frase que reverbera até hoje na minha cabeça e por consequência em minhas ações.
Quando a equipe entrava em discussões que não levavam a nada e o campo de influência das ações não teria relevância alguma ele soltava “Limitem-se a sua área de competência”. “Preocupem-se com ações efetivas onde vocês façam a diferença”.
Ligando o noticiário de TV, lendo revistas, jornais, sites, facebook, twitter e toda e qualquer forma de comunicação, somos bombardeados com notícias ruins e por consequência, sentimentos ruins, pois as pessoas externam cada vez mais insatisfação, raiva e inconformidade.
Mas a palavra de ORDEM é CRISE. Por mais meditação que você pratique e esteja atingindo padrões monastéricos é difícil escapar ileso do baixo astral.
Agora, deixa eu te contar uma coisa: Aqui na Focalise, decidimos que não nos deixaríamos contaminar e tudo indica, que no atual ritmo das atividades, atingiremos o melhor ano de nossa história. Simplesmente concentramos nossa energia no que tinha que ser feito… E tem dado certo. Se as Urnas não demitiram a Dilma… Eu demiti ela da minha empresa.
Pois bem, eis que ontem fui brindado com um brilhante artigo de um de meus Gurus: Beto Sicupira, sócio de Marcel Teles e Jorge Paulo Lehmann da AMBEV.
Simplesmente brilhante!
“Meu negócio não tem crise e decidimos que não vamos participar dela. Você não pode conversar sobre tempo ruim, você não pode falar em dólar, em inflação, em queda da renda do consumidor… se você falar sobre esses assuntos, você achará desculpas. A tônica da crise é a da desculpa: hoje é crise, amanhã é chuva, depois é prefeitura…
Você tem que conversar sobre o que pode agir. Se você não pode agir, tira da mesa. Concentra onde você pode agir porque tenho certeza que tem muita coisa para adequar no seu negócio antes de começar a falar de crise. Se está ruim, é porque o problema é dentro de casa. Escolha 5 projetos e só fale deles até resolver o problema.
Por outro lado, chega uma hora que a concorrência de todo mundo está na defesa, e essa é a hora de ir para o ataque, essa é a hora de ganhar market share. Se todo mundo pisar no acelerador não funciona. Mas se todo mundo está pisando no freio, você tem que estar no acelerador. O tamanho da oportunidade é você que define.
Qualquer coisa que dê para diminuir com a crise, aproveite e invista esse dinheiro, que hoje é defesa, em ataque. É o momento para enxugar. Enxugue e acelere. A crise pode ser sua desculpa quando você for enxugar o time, mas a verdade será que você quer é dinheiro para investir no ataque.
Ou seja, pense (i) o que você podia ter feito que ainda não fez e (ii) acabe com a conversa de crise. Dilma e Eduardo Cunha não trabalham na companhia, então pare de falar deles”. (Beto Sicupira)
Espero que tenhas o mesmo insight que eu tive. E por favor… Faça um favor para o Brasil… Compartilhe, pois realmente nem a Dilma nem o Cunha nos ajudarão nesta jornada!