Assessoria em Investimentos: Entenda a Importância para a Tomada de Decisões
Gestão de riscos

Assessoria em investimentos: entenda a importância para a tomada de decisões

assessor de investimentos
Focalise
Escrito por Focalise

Realizar investimentos parece ser algo tão simples, não é mesmo? Você simplesmente aplica seu dinheiro em determinado fundo, para depois receber seus rendimentos. Mas, na prática, a história pode ser bem diferente. Bom seria se isso fosse realmente tão fácil. A grande verdade é que realizar aplicações sem uma consultoria de investimentos pode não ser uma boa ideia.

O problema é que muitas pessoas ainda não entenderam a real importância que tem um assessor de investimentos e acabam aplicando o seu dinheiro sem conhecer o mercado financeiro, podendo obter assim muitos prejuízos.

Neste artigo, vamos mostrar o valor que tem uma assessoria de investimentos e como ela auxilia nas tomadas de decisões. Acompanhe!

O que é uma assessoria de investimentos?

O assessor de investimento é aquela pessoa que tem profundo conhecimento e experiência no mercado financeiro, e que geralmente trabalha em uma Corretora de Valores.

É um profissional que possui mais sensibilidade para verificar quais são os momentos de alta e baixa do mercado, ou seja, qual é o momento ideal para que você possa realizar a sua aplicação. Sendo assim o assessor acompanha sempre as tendências da economia, auxiliando você nas decisões.

Os investimentos realizados por meio dos bancos são muito restritos, você só pode realizar investimentos que o banco tem a te oferecer.

Agora, no caso das corretoras, você pode optar por qualquer tipo de investimento. Seja ele de curto, médio ou longo prazo, e de instituições diferenciadas. Isso permite que você possa fazer uma escolha isenta, livre de conflitos de interesse, ou seja: a assessoria irá indicar uma solução que seja, de fato, benéfica para você.

Qual é a sua função?

O assessor de investimentos vai orientar você sobre as decisões que poderão ser tomadas.

Ela vai avaliar quais são os seus objetivos de uma maneira técnica e prática, a fim de definir qual é o seu perfil de investidor, que poderá ser conservador, moderado ou agressivo, visando desenvolver a estratégia mais adequada para cada cliente.

Além disso, o consultor tem a função de verificar falhas na composição dos seus investimentos atuais, e mostrar o que deve ser feito para que seja possível corrigir. Com isso, a sua carteira será otimizada, isto é, o consultor vai procurar otimizar, ao máximo, o risco x retorno das aplicações.

Porém, o trabalho da assessoria de investimentos não termina por aqui, pois o acompanhamento periódico é essencial para garantir a rentabilidade da aplicação. Então, o consultor poderá sugerir o rebalanceamento da carteira, onde você poderá ser orientado a vender os ativos que se valorizaram e a comprar aqueles que se desvalorizaram — mas, é claro, com muito estudo do mercado.

Quais as suas vantagens?

Sem uma consultoria de investimentos, as aplicações que eram para ser um negócio lucrativo, podem tornar-se um grande prejuízo. Os consultores estão mais preparados tecnicamente para enfrentar os altos e baixos do mercado, e buscarão livrar você de aplicações equivocadas, as quais podem pôr a sua rentabilidade em risco.

Além disso, existem outras vantagens de realizar seus investimentos com o auxílio de um assessor, tais como:

  • a assessoria de investimentos vai traçar um planejamento financeiro, o qual vai auxiliar no alcance dos seus objetivos, determinando prazo para atingi-los, melhorando, inclusive, o seu controle financeiro pessoal;
  • ela vai trabalhar com os recursos que você tem, permitindo que você realize aplicações que estão dentro do seu orçamento;
  • como a assessoria de investimentos não visa o próprio lucro, ela vai apresentar as melhores soluções de acordo com cada perfil de investidor.

Por que ela é importante para a tomada de decisão?

Quando você faz uma aplicação, seu objetivo é aumentar a sua rentabilidade, não é mesmo? Já imaginou aplicar todo o seu dinheiro e perder porque você não entendia bem do mercado?

O principal objetivo de uma assessoria de investimentos é fazer com que sejam feitas as aplicações mais rentáveis e adequadas para o seu perfil, diminuindo ao máximo os riscos de perda.

Com uma vasta experiência em investimentos, a assessoria vai orientá-lo sobre como o mercado funciona, porque é indicado diversificar a sua carteira e não aplicar todo o seu dinheiro em somente um investimento, entre outros fatores relevantes para alcançar os resultados desejados.

Além do mais, existem algumas aplicações com prazo definido, onde você só poderá efetuar o resgate (saque) depois de alguns anos, sendo que esse período poderá variar entre 1, 2, 10, 15 ou mais. Se você realizar o resgate antes do vencimento do título, pode ser que tenha que pagar taxas, chegando a comprometer os seus rendimentos.

A assessoria vai analisar os seus objetivos e então indicar qual tipo de investimento é ideal para você. Sem prejudicar o seu planejamento financeiro.

Quando é hora de contratar uma consultoria de investimentos?

O ideal é que a assessoria seja contratada antes de você realizar qualquer tipo de aplicação. Existem muitos percalços nesse “mundo de investimentos” e qualquer decisão equivocada pode prejudicar os seus ganhos.

Não conhecer o mercado e, muito menos, as empresas ou fundos onde o dinheiro será aplicado em nenhum momento trará resultados positivos. A assessoria conta com o auxílio de profissionais altamente capacitados e experientes, os quais possuem um conhecimento profundo sobre as variações do mercado e os riscos que você corre em cada tipo de aplicação.

Portanto, se você não tem conhecimento de mercado, você precisa de uma assessoria de investimentos. Sem ela, os seus resultados não serão como esperado e você pode inclusive ter resultados abaixo do que espera.

Muitos podem pensar que o seu rendimento será menor, caso haja a contratação de uma consultoria de investimentos. Mas, na prática, a história é bem diferente, pois você acaba ganhando mais. Isso mesmo! Uma consultoria especializada vai te ajudar a tomar as decisões corretas, às quais você não teria conhecimento se tivesse aplicando sozinho.

Contratar uma consultoria também é um investimento, pois os riscos de suas aplicações serão reduzidos e, consequentemente, a sua rentabilidade tende a ser maior.

Quer entender mais sobre o mercado para saber como aplicar melhor? Continue lendo os artigos e fique expert em investimentos!

Aproveite e assine nossa newsletter e fique por dentro de novidades no blog!

Sobre o autor

Focalise

Focalise

A Focalise surgiu da necessidade dos investidores em ter um ambiente para o debate, educação e apoio às decisões no mercado de capitais.

Buscamos informar, orientar, educar e oferecer serviços que facilitem o entendimento e a identificação das oportunidades de investimentos.

Share This
Navegação
[d]
[d]
[d]
[d]