Ganância X Ambição | Focalise | Investimento em Foco
Gestão de riscos

Ganância X Ambição

Ganância x Ambição
Escrito por André Momberger

Qual a diferença fundamental entre Ganância e Ambição?

Mas antes de falarmos das diferenças, deixa eu te contar uma pequena história. Apesar de bíblica, abstraia-se de qualquer contexto religioso, pois o sentido que quero extrair é outro.

Deus chamou dois homens e propôs um acordo: Cada um sairia para um lado (opostos) a partir do nascer do sol e por onde passasse, esta propriedade seria deles. Mas tinha uma condição: eles teriam que estar de volta no máximo ao por do sol. Caso não estivessem, perderiam tudo.

Cada um dos dois saiu e já com um cálculo mental chegaram à conclusão mais lógica. Se eu tenho em torno de 12 horas de sol, ao bater 6 horas preciso retornar.

Um dos homens, ao aproximar-se do tempo previsto para retorno chegou a uma área de pastagem muito bonita. Pensou: “Vou avançar um pouco mais e garantir esta área. Posso recuperar facilmente na volta acelerando um pouco mais o passo”.

Chegando ao final da área de pastagem, avistou um lago maravilhoso. “Não posso abrir mão deste lago. Ainda dará tempo”

Ao final do lago avistou uma floresta com árvores gigantescas e resolveu seguir ainda mais um pouco.

O problema é que ao final da floresta, surgiu uma montanha, inclusive com picos gelados. Um cenário paradisíaco. Simplesmente maravilhoso. Não daria para abrir mão daquilo.

Bem.. a esta altura você já deve ter chego a conclusão de que não foi mais possível voltar ao por do sol. E ele perdeu tudo.

O segundo homem, ao contrario do primeiro, seguiu a risca seu plano e retornou ainda antes do por do sol e garantiu uma belíssima propriedade.

E por que te conto esta história?

Simples. Ela é uma metáfora perfeita para ilustrar a diferença entre ambição e ganância.

Uma das perguntas que meus clientes que operam em mercados de risco mais me fazem quando estão ganhando é “Será que vai mais um pouquinho“ “Até onde pode ir o movimento”

E o mais incrível, que mesmo muitas vezes ganhando, a frustração de deixar de ganhar suprime a boa sensação do que se ganhou.

Em recente palestra que fiz sobre a mentalidade de um investidor de sucesso, um dos hacks que apresentei. falava de jamais deixar uma operação vencedora tornar-se uma operação perdedora. Vale a pena você conferir, pois ali separo claramente a diferença entre ambição e ganância.

A ambição é ótima. Te tira da zona de conforto. Te faz andar para frente. Mas a ganância te tira do objetivo.

A ambição te leva a buscar ativos, que mesmo tendo algum grau de risco, podem no futuro lhe beneficiar com resultados maiores. A ganância… pode atrasar projetos.

A ambição te leva a construir parcerias positivas onde a soma certamente te levara a resultados superiores a matemática simples. A ganância pode destruir parcerias altamente promissoras

Mas perceba que somos provocados freqüentemente a caminhar nesta linha muito tênue. E aqui é que uma educação muita solida não te tira do caminho.

Não deixe a ganância te tirar deste caminho.

“Ambiciosa é a pessoa que quer mais. Gananciosa é a pessoa que só quer para si”

 

Aproveite e assine a newsletter para ficar por dentro das novidades no blog!

Sobre o autor

André Momberger

Administrador de Empresas com Especialização em Marketing e Finanças.

Financial Advisor, atua no mercado desde 2001 e como trader profissional desde 2004.

Share This
Navegação