Long & Short | Focalise | Investimentos em Foco
Renda Variável

Long & Short

Long & Short
Escrito por Júlio Fröhlich

 

O que é Long & Short?

É uma estratégia que envolve simultaneamente uma compra (Long) e uma venda (Short). Esta operação busca a performance relativa entre ambos (posição comprada e vendida). Ou seja, a compra deve se valorizar mais do que a venda. Nesta operação o investidor não fica tão exposto ao risco do mercado(Risco Sistêmico), sendo afetado principalmente pelo risco específico dos ativos envolvidos na operação. Em suma; a direção do mercado (IBOV) têm importância secundária, a performance relativa do par passa a ser o foco da análise.

Tipos de Long & Short

Intra-Setorial:

Operação entre empresas do mesmo setor (Ex: monta-se posição comprada e vendida dentro do setor de Energia). Por serem ativos do mesmo setor a distorção nos preços tende a não ser tão grande, consequentemente um menor prêmio e risco esperado.

Ações Preferênciais x Ações Ordinárias:

Operação entre ações da mesma empresa (Ex: Long em VALE5 e Short em VALE3). Dentre todos os tipos é o long & short mais conservador,isto por ter um menor risco esperado (consequentemente menor prêmio).

Inter-Setorial:

Operação entre ações de diferentes setores. Dado que os ativos podem ser impactados por diferentes variáveis, espera-se uma maior distorção de preços. Logo com um maior risco temos um maior retorno associado.

Etapas

1 – Entender a operação e seus riscos

O long & short é uma operação que envolve riscos. É recomendada para clientes sofisticados. Deve-se definir o valor financeiro a ser exposto na estratégia.

2.1 – Venda a descoberto

É necessário tomar um ativo emprestado e vende-lo no mercado. Mais tarde espera-se recompra-lo a um preço inferior ao da venda. Se beneficiando desta forma da queda de preço de um determinado ativo. O investidor que vendeu a descoberto está na linguagem de mercado short. A XP intermédia o empréstimo do ativo a ser vendido, este requerimento deve ser feito ao seu assessor de investimentos.

2.2 – Compra

Com o financeiro obtido da venda consegue-se comprar o ativo sugerido para estruturar a operação de Long & Short.

3 – Operacional

A venda a descoberto exigirá uma margem de garantia. Entretanto podemos utilizar a compra (item 2.2) para reduzir este valor, tendo de desembolsar somente a margem necessária da operação (Margem – Garantia = Margem Necessária).

4-Saída

Deve-se recomprar a ponta vendida (short) e vender a ponta comprada (long).

Parâmetros Utilizados

Beta

Mede a relação estatística entre duas variáveis, estando relacionado com a velocidade de seus retornos. De forma que se um ativo X tem um Beta de 2 em relação a um ativo Y, caso haja uma variação de 5% do ativo Y o ativo X tende a variar 10%.

Correlação

Indica a força da interação linear de duas variáveis aleatórias ao longo do tempo. O índice de correlação varia no intervalo [-1,1]. Se dois ativos tem uma forte correlação, acreditamos que diferenças em seus niveis de preço são momentâneas e tenderão a retornar a média histórica.

Fator (ratio)

O preço do ativo long dividido pelo preço do ativo short. Utilizado para análise do par.

Aplique através de um Fundo:

Fundo XP Long Short

Informe-se sobre o funcionamento assistindo o vídeo abaixo:


Exemplo de análise em busca de bons LongShorts:

Aprenda a inserir a ordem de Long Short pelo XPPRO:

 

Sobre o autor

Júlio Fröhlich

Com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Feevale e Técnico em Computação.

Assessor de Investimentos nos mercados de renda fixa, fundos de investimentos, previdência privada, fundos imobiliários, ações e mercado futuro.

Atua no mercado desde 2004 e como trader profissional desde 2007.

Eleito o "Rei do Trade" em competição realizada na maior feira do mercado financeiro brasileiro (Expert 2014).

Share This
Navegação