Você confia em Robôs de Investimentos? | Focalise
Robôs de Investimentos

Posso confiar em robôs no mundo dos investimentos?

Robôs de Investimentos
Escrito por Focalise

Os investimentos sempre ofereceram opções de renda para as pessoas que desejam aumentar seu capital e seu patrimônio. A vantagem dos investimentos é que o próprio dinheiro trabalha por você. Claro que é necessário saber investir, mas as aplicações podem realmente gerar bons lucros.

Um benefício a mais é que os investimentos também acompanham as inovações tecnológicas e, atualmente, já é possível investir por meio de robôs. Sim, afinal de contas, vivemos na era das máquinas e do mundo digital.

Veja como os robôs podem otimizar seus investimentos, leia o post a seguir!

Por que automatizar seus investimentos

Uma das primeiras razões para automatizar seus investimentos é óbvia: a automação é a tendência do século e, se os sistemas automatizados fazem sucesso, é porque existem bons motivos para isso.

Os sistemas automatizados trabalham de forma programada, conforme a configuração recebida. Dessa maneira, eles permitem agilizar processos e oferecem resultados de melhor qualidade, ou seja, são mais eficientes e produtivos.

No que se refere às suas aplicações financeiras, os robôs podem realmente ser um grande diferencial. Como eles agem de forma programada, são bastante calculistas e metódicos, evitando erros provocados pela falta de conhecimentos e de habilidades do investidor, além da falta de disciplina.

Além disso, sabe-se que os investidores, por mais experientes e entendidos que sejam, muitas vezes aplicam seu dinheiro mais movidos pela emoção que pelo planejamento estratégico. Essa atitude, no entanto, pode gerar muitos problemas para eles — e problemas em investimentos significam prejuízos financeiros e perdas de boas oportunidades.

Atuar com robôs é, portanto, uma forma eficaz de gerenciar riscos e tomar as melhores decisões relacionadas ao seu capital investido. Por mais arrojado que o investidor seja, ele precisa de certa segurança em suas operações. O objetivo de todo investidor é, sem dúvida, o de ganhar e não o de perder dinheiro (o risco de perder sempre existe, mas quando é possível gerenciá-lo com mais eficiência, claro que é muito melhor).

Investimentos gerenciados por robôs tendem a desenvolver mais autonomia, segurança e precisão. Uma coisa é certa: um robô jamais desejará te prejudicar e sempre vai seguir as instruções que lhe foram dadas.

O que fazem os robôs no mundo dos investimentos

Uma boa parcela das ordens de compra e venda são efetuadas de forma manual, mas, com os robôs, essas operações podem ser automatizadas.

Os robôs são programas que realizam análises de bancos de dados e históricos de preços (as oscilações nos valores de uma ação ao longo do tempo, por exemplo). Dessa maneira, eles podem identificar o melhor momento de comprar ou de vender determinado ativo. Eles efetuam essa análise inúmeras vezes em frações de segundos, sem que seja necessária a interferência do fator humano.

O conteúdo emocional, portanto, não influencia no investimento e fica muito mais fácil e seguro tomar decisões acertadas.

Existem dois tipos de automação nos investimentos: o robô trader e o robô advisor. Veja mais detalhes sobre cada um nos tópicos que seguem.

O robô trader

O robô trader é uma ferramenta usada para a automação de estratégias de investimentos na bolsa de valores. Essas estratégias baseiam-se, em sua maior parte, em análises técnicas e gráficas, e claro, em indicadores.

As estratégias são elaboradas a fim de identificar corretamente o momento de entrar e sair do mercado, ou seja, quando comprar e quanto vender. O robô trader assegura que seus trades (negócios) serão realizados dentro das condições que você estabeleceu.

Os investidores podem adquirir estratégias prontas (desenvolvidas por especialistas na área) ou até elaborar e customizar sua própria estratégia (investidores mais experientes).

É recomendável que o investidor tenha conhecimento na área de aplicações financeiras, pois o robô trader efetua a programação que for definida pelo usuário. É importante compreender alguma técnica de mercado, como análise gráfica, análise técnica, tape reading ou outra de seu conhecimento e os tipos de ordens (operações).

Usando robô trader, o investidor goza de mais velocidade nas decisões, nas emissões e nas execuções das ordens, principalmente para quem atua no day trade (compra e venda de ativos no mesmo dia). Ele permite fazer centenas de trades em apenas alguns minutos. Com R$ 1.000,00, um investidor já pode acessar um robô trader.

O robô advisor

Os robôs advisor possuem os mesmos princípios dos robôs traders, mas são utilizados por um perfil diferente de investidor. Os robôs advisor são especialistas na formação de carteira de investimentos por meio de algoritmos automáticos.

Algoritmos são um conjunto de regras, operações ou raciocínios que são aplicados para a resolução de determinados problemas. Tais regras e operações são desenvolvidas por especialistas em investimentos.

Trata-se de uma solução para o investidor que quer dispor de automação e do conhecimento de analistas de mercado, que vão programar o robô conforme o perfil de cada cliente. Sendo assim, o robô adota uma gestão pré-definida pelos analistas, respeitando o perfil de investidor e alguns critérios como tolerância a risco, valor a ser investido e o prazo de cada investimento.

O robô advisor é uma solução ideal para os investidores que querem melhorar a performance dos seus investimentos e estão poupando dinheiro, visando o futuro como educação dos filhos, aposentadoria, compra de imóvel e assim por diante.

Outras vantagens dele são: interação intuitiva e uso fácil; determinação da carteira de investimentos a partir de modelos matemáticos confiáveis; e custos baixos de administração e comissionamento.

Fazendo uma comparação entre os robôs

De sorte a facilitar a sua decisão na hora de escolher entre o tipo de automação para os seus investimentos, considere as dicas a seguir:

Tipo de investidor

O robô trader é indicado para pessoas com perfil de investidor voltado para operações mais curtas, normalmente day trade, e que tenham uma proximidade maior com riscos mais elevados.

O robô advisor é indicado para investimentos de prazo mais longo, para investidores poupadores, que pretendem juntar dinheiro no longo prazo.

Estratégia de investimentos

As estratégias utilizadas pela grande maioria dos robôs traders disponíveis no mercado consistem na análise do histórico de preços e de indicadores. Alguns exemplos são Bandas de Bollinger, IFR, MACD, entre outros.

No advisor, a estratégia consiste na alocação em ativos diversificados (renda fixa e variável), com risco adequado ao perfil do investidor e modelos matemáticos alicerçados nas melhores práticas de alocação de ativos, visando diversificação e melhor rentabilidade.

E agora? O que você pensa sobre os robôs no mundo dos investimentos? Qual considera mais viável para você: o robô trader ou o robô advisor? Para aprender realmente a operar na bolsa de valores, baixe um guia definitivo sobre o tema e tenha decisões acertadas sempre!

Aproveite e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades no blog!

Sobre o autor

Focalise

A Focalise surgiu da necessidade dos investidores em ter um ambiente para o debate, educação e apoio às decisões no mercado de capitais.

Buscamos informar, orientar, educar e oferecer serviços que facilitem o entendimento e a identificação das oportunidades de investimentos.

Share This
Navegação