Descubra como investir por meio de robôs! | Focalise
Robôs de Investimentos

Descubra como investir por meio de robôs!

como investir com robôs
Focalise
Escrito por Focalise

Você sabe como investir por meio de robôs? Essa nova tecnologia tem balançado o mercado brasileiro nos últimos anos. E apesar de pouco conhecido, os robôs já vem apresentando um desempenho interessante.

Essa tecnologia nada mais é do que um software que atua pautado em regras. Ele, basicamente, compra e vende ações seguindo as delimitações que você coloca. Dessa forma, o robô é uma excelente opção para investir racionalmente, ignorando os fatores emocionais.

A ideia parece bem interessante, não é mesmo? E se você ficou interessado, que tal aprender sobre como investir com robôs? Continue a leitura, a gente explica!

Aprenda sobre o day trade

A primeira coisa que você precisa para entender como investir por meio de robôs é conhecer tudo sobre o day trade. Essa modalidade de trade consiste em comprar e vender ações da bolsa de valores no mesmo dia.

Os robôs, em sua maioria, são criados para operações de day trade, porque elas, dependendo das circunstâncias, apresentam os maiores ganhos. Ao mesmo tempo, esse tipo de operação é mais arriscado e só é recomendado para quem tem experiência no mercado.

Então, antes de encontrar um robô, é fundamental que você entenda como funciona o day trade e quais as estratégias melhores e mais usadas. Afinal de contas, você precisará definir os parâmetros de funcionamento para seu robô poder investir.

Escolha um robô já configurado

Caso você não queira se arriscar na definição de regras da atuação do robô, sempre é possível optar por um software já configurado. Essa opção é mais cara, mas evita que você cometa erros durante a configuração e tenha perdas em função disso.

Mas mesmo optando por um robô configurado, é importante conhecer de day trade, já que você precisará escolher uma atuação adequada ao seu perfil. De nada adianta encontrar um robô programado para ser mais agressivo se você é um investidor mais moderado – mesmo no day trade você pode operar de maneira moderada.

Acompanhe o desempenho do robô, veja como ele atua, confira o número de operações diárias e veja o histórico de ganhos e perdas. Compare todas essas informações com o seu ideal de robô e apenas faça a compra se o que você encontrou é adequado a seu perfil de investidor.

Avalie o custo e o benefício do robô

É possível encontrar no mercado alguns robôs a baixo custo, mas quando falamos de programas prontos para utilização (já configurados) a situação muda um pouco de figura. Dessa forma, os custos do software precisam ser menores do que as possibilidades de ganho.

Então, na hora de fazer os cálculos, lembre-se de considerar: o custo por operação — cada corretora cobra um valor por ordem de compra, e o robô fará várias dessa diariamente — e o imposto de renda.

Depois pense em quanto você pretende investir, analise o resultado médio do software e veja em quanto tempo o robô compensará o valor pago. Quanto menos você investir, melhor precisa ser a análise, porque os ganhos são menores e o retorno demora mais.

Defina uma boa estratégia

Para investir bem não adianta só conhecer o day trade. Você precisa, também, entender as tendências do mercado e se antecipar a elas. Quando falamos de bolsa de valores, os investidores mais bem-sucedidos são aqueles que entendem todas as variações.

Mesmo usando um robô para investir, é importante saber disso. Ao delimitar a atuação do robô, você faz com que ele siga uma tendência de investimentos. E o que acontece se essa projeção mudar? Bom, é preciso reconfigurar as regras.

Então, sempre considere a estratégia do seu robô e não tenha medo de mudá-la. Estude as formas de atuar na bolsa de valores e vá oscilando as regras à medida que for necessário.

Mantenha o robô na nuvem

Uma das coisas mais úteis de um robô de investimentos é que ele atua durante todo o período de funcionamento da bolsa. Enquanto você cuida da sua vida e de seus negócios, ele continua investindo sem parar.

Por isso, é obrigatório que ele sempre tenha acesso à internet e suporte constante caso aconteça algum problema. Se o seu robô faz, digamos, uma operação por minuto, o que aconteceria se ele ficasse parado durante doze horas?

Para evitar uma situação dessas, você não pode contar só com seus recursos. Seu provedor de internet pode entrar em manutenção, seu computador pode parar de funcionar, sua conexão pode ficar lenta, etc.

Portanto, a melhor coisa a fazer é deixar o robô rodando em uma plataforma em nuvem. Assim, além da mobilidade e da disponibilidade de rede, você também conta com o suporte de profissionais com know-how, evitando a ocorrência de problemas técnicos.

Deixe o robô fazer o que foi programado

Nós sabemos que a vontade de acompanhar os investimentos e ver quanto você ganhou ou perdeu é grande. Mas mesmo olhando, é importante que você deixe que o programa tome as decisões sobre seus investimentos.

Veja bem: uma das maiores vantagens dos robôs de investimento é que eles não são passionais. Suas decisões são baseadas em regras e estratégias e eles não se influenciam pela perda ou pelo ganho de posições.

Assim, você só deve interromper o software quando perceber que as regras precisam ser mudadas em função de alguma alteração no mercado. Com exceção disso, o robô deve ter autonomia para atuar. Lembre-se de que ele segue as regras que você definiu!

Conte com o auxílio de uma consultoria

Por mais conhecimento que você tenha sobre investimentos, sempre é importante contar com a ajuda de profissionais. Afinal de contas, você está estudando sobre o assunto, mas os consultores lidam com investimentos diariamente — esse é o trabalho deles.

Por isso eles têm maior experiência na área e conseguem antever alguns cenários. E mesmo que ninguém possa prever o futuro, os consultores se baseiam em informações palpáveis (análise estatística, por exemplo) para emitir comentários.

Isso traz mais coesão para as operações, evitando que você se arrisque desnecessariamente ou que perca oportunidades de maiores ganhos. Tudo isso respeitando sua forma de investir e sua disposição para suportar as oscilações do mercado.

Investir por meio de robôs parece uma tendência, que tal misturar isso com um pouquinho da clássica consultoria? Assim, além de ter um software focado na mais alta performance, você também conta com as melhores configurações, definindo regras com maiores chances de sucesso.

E aí, o que achou do conteúdo? Os robôs de investimento chamaram sua atenção? Já sabia dessa novidade? Então assine nossa newsletter e seja avisado dos lançamentos aqui do blog!

Sobre o autor

Focalise

Focalise

A Focalise surgiu da necessidade dos investidores em ter um ambiente para o debate, educação e apoio às decisões no mercado de capitais.

Buscamos informar, orientar, educar e oferecer serviços que facilitem o entendimento e a identificação das oportunidades de investimentos.

Share This
Navegação
[d]
[d]
[d]
[d]