10 livros importantes para quem quer começar a investir | Focalise
Dicas

10 livros importantes para quem quer começar a investir

Livros para Investir
Escrito por Focalise

Você tem dinheiro economizado e quer aplicá-lo em algum investimento que possa trazer maiores retornos? Se sim, você provavelmente está em busca de novas maneiras de se atualizar sobre o assunto. E os livros para começar a investir podem ser um ótimo recurso.

Veja, a seguir, uma seleção com os 10 melhores livros sobre investimentos que todos os interessados no assunto deveriam ler:

1. Pai Rico, Pai Pobre

Esse livro é um clássico para todos que desejam ter sucesso no mundo dos investimentos. O bem-sucedido empresário Robert T.Kiyosaki conta a sua própria história, tendo como base suas experiências na juventude.

A narrativa se dá a partir de 2 perspectivas: uma em relação ao “pai pobre”, que seria o pai biológico de Kiyosaki; e a outra, do “pai rico”. Trata-se do progenitor de um de seus melhores amigos, que ensina ao garoto tudo o que ele precisa para ter sucesso na vida financeira adulta.

É um dos melhores livros para começar a investir porque conta a trajetória de uma pessoa que passou por tal empreitada. Além disso, traz boas reflexões que destacam a diferença de pensamento entre as pessoas que têm a mente preparada para o sucesso e as que não alimentam um bom controle de finanças.

2. Investimentos — Os Segredos de George Soros e Warren Buffett

Esse livro conta a trajetória de 2 dos maiores investidores do mundo: George Soros e Warren Buffett. A proposta da obra é desvendar os segredos e o passo a passo que os transformou em 2 dos homens mais poderosos do planeta.

Para quem está engatinhando no universo dos investimentos, o livro é uma ótima pedida.

Soros tem um estilo de investidor completamente diferente do de Buffett. Assim, quem lê o livro poderá estudar aquelas diversidades e perceber qual seria o melhor estilo para a sua realidade e absorver os ensinamentos que ambos compartilham.

3. Ações Comuns, Lucros Extraordinários

Trata-se de um dos livros sobre o mercado de ações mais lidos do mundo. E, por isso, é um dos melhores livros para começar a investir.

Nele, o investidor Philip Fisher faz um estudo detalhado sobre o mercado de ações e a bolsa de valores. Além de explicar os conceitos básicos sobre o setor, o autor também dá importantes dicas sobre como escolher uma boa ação financeira.

4. Os Grandes Investidores — As Estratégias dos Maiores Mestres na Arte de Investir

Nessa publicação, é feito um perfil daqueles que são os investidores mais bem-sucedidos e conhecidos ao redor do planeta. Entre eles estão figuras como Charles Munger, Benjamin Graham e Anthony Bolton, além de John Neff, George Soros e outros.

Dessa forma, quem quer entrar no mundo dos investimos pode ter uma visão privilegiada da filosofia de vida de cada um daqueles empresários e poderá aplicar tais perícias na sua nova empreitada!

5. O Investidor Inteligente

O investidor Warren Buffett descreveu essa publicação como a melhor obra de investimento de todo o mundo. Nele, é possível saber, em 1ª mão, quais são as filosofias e as reflexões que o magnata Benjamin Graham leva em sua vida.

O livro é básico para quem deseja começar a investir, em especial para aqueles que gostam de uma análise mais profunda dos seus negócios. Ele explica, de forma direta e clara, alguns dos conceitos fundamentais do mundo econômico.

Apesar de não dar uma resposta irrepreensível sobre o tipo de investimento ideal, Graham deixa evidente a sua perspectiva de vida e dá ferramentas que auxiliam na escolha dessas aplicações.

6. Os Segredos da Mente Milionária

Você já ouviu aquela frase: “as pessoas ricas pensam diferente”? T.Harv Eker conta, nesse livro, as formas de mudar a sua mente e de se tornar uma pessoa com uma mentalidade rica.

Ele apresenta 17 modos que diferenciam os pensamentos de alguém bem-sucedido para o resto da população. A partir daí, será possível que você adentre o mundo dos negócios já com a perspectiva do sucesso!

7. Os Axiomas de Zurique

Esse é um livro que revela os conselhos dos banqueiros suiços para orientar os investidores. Escrito por Max Gunther, são revelados segredos de homens que decidiram fazer vários tipos de aplicações, incluindo ações, commodities, moedas e imóveis.

Eles obtiveram êxito e tornaram a Suiça um dos países mais ricos do mundo. Entenda quais princípios e regras que eles utilizaram para diminuir seus riscos e aumentar os lucros.

8. Manias, Pânico e Crashes

De tempos em tempos, a economia mundial se vê em perigo graças a tensões nas bolsas financeiras e nas bolhas econômicas. Para quem quer entrar nesse mundo, conhecer os aspectos nem tão alegres e generosos dos investimentos é fundamental.

Por essa razão, Charles P.Kindleberger escreveu o livro em que faz um panorama histórico e bem detalhado das crises que assolaram o mundo no decorrer dos anos.

A partir da leitura dessa obra, será possível ver quais são os pontos em comum entre todas essas crises e identificar ocasionais sinais preocupantes no mercado atual. Você saberá a melhor hora de investir e de resgatar as suas economias.

9. Memórias de um Operador da Bolsa

A obra de Edwin Lefèvre descreve a biografia de Larry Livingston, o pseudônimo de um dos mais lendários especuladores de todos os tempos, Jesse Livermore. Aqui, você aprenderá a ficar de olho nas especulações do mercado a fim de descobrir qual é a área que tem maior e menor chance de crescimento.

10. O Homem Mais Rico da Babilônia

Esse é outro clássico da educação financeira. No livro, George S.Clason conta, em uma narrativa simples, como diversas pessoas “comuns” conseguiram erguer uma das maiores civilizações mundiais, a Babilônia.

A partir de tal perspectiva, o autor mostra que não é preciso ser uma pessoa “especial” para atingir o sucesso. É necessário, apenas, praticar algumas boas mudanças de comportamento e de pensamento.

Para quem está querendo investir, este livro desmistificará a área e dará mais coragem para realizar seus primeiros passos nesse novo mundo.

Aprender sobre finanças e investimentos leva algum tempo. É claro que a experiência prática é fundamental. Ainda assim, a teoria é igualmente importante para que você não tropece.

Se você gostou das nossas dicas de livros para começar a investir, compartilhe esse texto nas suas redes sociais!

Aproveite e assine a newsletter para ficar por dentro das novidades no blog!

Sobre o autor

Focalise

A Focalise surgiu da necessidade dos investidores em ter um ambiente para o debate, educação e apoio às decisões no mercado de capitais.

Buscamos informar, orientar, educar e oferecer serviços que facilitem o entendimento e a identificação das oportunidades de investimentos.

3 comentários

  • Uma excelente lista, vai ajudar muita gente. Considero todos livros de leitura obrigatória, pois ajudam o investidor iniciante a entender a complexidade do mercado financeiro.

Share This
Navegação