“Não estamos em uma época de mudanças, mas em uma mudança de época“
Criss Anderson
O Mundo mudou… e Você?
Para quem já leu o livro “A Cauda Longa” esta frase é conhecida. A velocidade da evolução tecnológica mudou tudo.
Partimos do mercado de massas para os mercados de nicho e de uma hora para outra, um concorrente, que ainda não nasceu, pode em muito pouco tempo, mudar sua área de negócios ou ate mesmo acabar com seu negocio. Não sabemos ainda de onde vem.
O maior exemplo de disrupção esta no UBER. Além de revolucionar a forma deste tipo de transporte, esta acabando com os modelos tradicionais e por mais que se esperneie esta mudança é inexorável. Já existe um novo termo: Uberização. Varias startups que apresentam seus modelos de negocio, referem-se a “é um tipo de uber da cozinha”, é tipo Uber dos arquitetos e assim por diante.
O que dizer do Airbnb, que hoje é a maior rede hoteleira do mundo, e não é dona de nenhum apartamento?
Aplicativos na área de saúde, carros sem motorista, problemas sendo resolvidos que nem mesmo sabíamos que tínhamos.
Se você não viu ainda, da só uma olhada no bate papo que tive com Mauricio Benvenutti da Starse, direto do Vale do silício onde abordamos todos estes temas e a influencia do vale do silício no movimento criativo do mundo. Vale muito à pena.
Como podemos ver, enfrentamos mudanças em varias áreas que até vão além da tecnologia. principalmente pela troca de gerações. Baby Boomers, geração X, geração Y, Geração Z. Para cada letra do alfabeto, uma nova realidade.
Mas significa que tudo mudou? Obviamente que não.
Mas existe uma área em especial que vou confessar a você que me intriga.
A forma como o brasileiro investe.
Tenho a sensação que nesta área estamos 30 anos atrasados. E por que afirmo isto com tanta convicção? Muito simples. Basta olhar a realidade em minha volta.
Aguardo seus comentários abaixo.