Todo investidor quer que seu dinheiro renda e, mais do que isso, quer ter a garantia de estar fazendo bons negócios, não é mesmo? Por isso, não importa se você faz as análises técnicas do seu investimento sozinho ou as recebe online por meio da sua corretora, existe um indicador gráfico que nunca deve ser ignorado: o ponto de pivot.
Bastante simples de ser acessado e de entendimento relativamente descomplicado para todos os níveis de investidores, essa ferramenta fornece indicações de possíveis mudanças de tendências e os momentos mais favoráveis para sair ou entrar no mercado.
Preparamos este conteúdo para que você entenda melhor o que é o ponto de pivot, como ele funciona e quando utilizá-lo. Confira!
O que é o ponto de pivot?
Durante a década de 1960, os traders norte-americanos que operavam a bolsa de Chicago notaram que era possível fazer previsões de onde o preço estaria no dia seguinte. Quando o mercado fechava, eles pegavam a máxima alta do preço do dia, somavam com a mínima e com o fechamento e dividiam por 3.
Esse resultado era quase sempre o preço atingido no dia seguinte. Os traders então chamaram esse cálculo de ponto de pivot e o consideraram o ponto de negociação mais relevante do dia.
Logo, pode-se dizer que o ponto de pivot é uma técnica usada mundialmente, que fornece níveis importantes de suporte (pressão de compra) e resistências (pressão de venda) de uma cotação, independentemente do mercado.
Em outras palavras, ele serve como um ponto com base no qual uma tendência pode vir a mudar de sentido, tanto para baixa quanto para alta. Quando está rompida em baixa, pode indicar sinal de venda, já quando rompe em alta, indica sinal de compra.
Contudo, é preciso ter muita cautela com esses cálculos, pois o ponto de pivot muda regularmente e geralmente é mais adequado para utilização em negociações de curto prazo.
Como ele funciona e como é calculado?
Os níveis do ponto de pivot são calculados apenas uma vez ao dia. Existe, portanto, um ponto por sessão de trading. Como já comentado, ele serve para informar os níveis de suporte e resistência que um preço deve enfrentar durante o dia.
O cálculo é considerado bastante simples, já que é composto por uma referência base e três linhas de suporte e resistência. O resultado é apresentado por meio de linhas em um gráfico.
Primeiramente, calcula-se a referência do ponto de pivot em si:
Ponto de pivot (PP) = (máxima anterior + mínima anterior + fechamento anterior) / 3
Esse é basicamente o ponto de suporte e resistência mais importante de um intervalo de tempo. Ou seja, esse valor é a referência a partir do qual o preço do mercado vai flutuar durante o dia.
Apoiado neste primeiro cálculo, é possível calcular outros níveis de preço e outros pontos de resistência e suporte:
Resistência (R1) = (2 x PP) – mínima
Suporte (S1) = (2 x PP) – máxima
R2 = PP + máxima – mínima
S2 = PP – máxima + mínima
R3 = máxima + 2 x (PP – mínima)
S3 = mínima – 2 x (máxima – PP)
É recomendado que esses cálculos sejam realizados tomando como referência a hora de encerramento do dia na bolsa de Nova Iorque, que acontece às 16 horas EST (17 horas no horário de Brasília).
Uma vez com os cálculos dos pontos de pivot feitos, o próximo passo é bastante simples, visto que resta apenas compará-los sobre o gráfico de tendências. Essa leitura serve para que você interprete os dados e possa determinar uma direção definitiva sobre suas operações no mercado.
A estratégia pode se desenvolver da seguinte maneira:
- se o preço que o ponto de pivot indica é superado e quebrado por determinado ativo na alta, então ele é interpretado como direção de alta;
- em sentido contrário, se o preço do ponto de pivot indica o rompimento para baixo, então ele aponta uma direção de baixa do ativo.
Quando utilizar o ponto de pivot?
De maneira geral, os pontos de pivot são utilizados para determinar as melhores oportunidades de entrada e saída do mercado. Sendo assim, quando a cotação de um determinado ativo se encontra acima do ponto de pivot, especula-se sobre a sua alta. Inversamente, quando a cotação deste estiver abaixo do ponto, o que passa a ser especulado é a sua queda.
O ponto de pivot também pode ser utilizado para posicionar suas ordens de stop loss. Essas ordens devem ser posicionadas logo abaixo ou acima do ponto de pivot, em função da direção da sua especulação. Dessa maneira, essa técnica também ajuda você a proteger seus investimentos caso haja uma reversão de tendência.
Entretanto, como já mencionado, é preciso manter-se cauteloso referente ao emprego dos pontos de pivot, pois eles podem ser rompidos tanto na baixa quanto na alta. De preferência, é recomendável evitar o uso desse indicador quando as cotações avançam somente próximo a este ponto, sem demonstrar real volatilidade.
Isso acontece porque esse método também tem seus limites e acaba não permitindo que o investidor conheça a força de uma tendência. Logo, ele se torna não tão preciso quanto à capacidade e confiabilidade do movimento indicado perdurar.
Outro ponto que desfavorece essa técnica é que, como qualquer outro método baseado exclusivamente em análises técnicas de cotações, ela não considera os fatores externos que podem influenciar a tendência atual.
Para todo bom investidor, é indispensável a utilização conjunta de análises técnicas e fundamentalistas a fim de encontrar uma estratégia de investimento confiável e completa. Sendo assim, é importante considerar todos os dados referentes a um ativo antes de fundamentar sua estratégia em um determinado indicador.
É verdade que não existe uma técnica milagrosa ou um tipo de cálculo que serve sozinho para gerar informações privilegiadas, mas o ponto de pivot é uma ótima ferramenta para determinar a tendência do mercado. Especialmente quando combinado com a análise de outros indicadores, ele pode fornecer dados sólidos sobre as melhores estratégias a seguir.
Agora que você conhece tudo sobre essa técnica, já pode usá-la para potencializar os resultados dos seus investimentos. Boa sorte!
E você, gostou de aprender mais sobre ponto de pivot? Então agora se aprofunde no assunto e confira as melhores plataformas para investimento na bolsa de valores!