Qual será o nosso futuro? | Carta do Economista - Focalise
Carta do Economista

Qual será o nosso futuro?

mercado futuro
Escrito por Mateus Weirich

“As ideias dos economistas e filósofos políticos, tanto quando estão certos como quando estão errados, são muito mais poderosas do que normalmente se imagina. Na verdade, o mundo é governado quase que exclusivamente por elas. Homens práticos, que se julgam imunes a quaisquer influências intelectuais, geralmente são escravos de algum economista já falecido.” (John Maynard Keynes)

Ser economista é isso. É lidar com o intelecto, com o abstrato, com aquilo que nem sempre parece óbvio, sempre baseando argumentos em dados oriundos de inúmeras fontes e com inúmeras subjetividades.

E tudo que é rodeado de subjetividade requer zelo, requer estudo e, principalmente, requer muita responsabilidade.

Já dizia um dos meus professores na UFRGS, que um médico mal preparado pode deixar de salvar muitas vidas. Um economista mal preparado pode “condená-las” mesmo em vida.

Mas por que Mateus?

Porque traçar estratégias foward looking (futuras) mexem com a sociedade, com seus indivíduos e com suas expectativas. Muitos estruturam seus planejamentos utilizando informações provenientes de economistas.

O que acontecerá com a economia após as eleições? Como estará o dólar? A bolsa? A Selic?

Nós, economistas, buscamos essas respostas diariamente. De vez em quando erramos. De vez em quando acertamos. Mas, ao meu ver, na maioria das vezes estamos muito próximo da resposta certa. E isso é o mais importante para nortear decisões.

Andar no sentido certo é o que nos leva a estar mais próximo do acerto do que do erro.

Para quem acompanha o mercado, é possível fazer uma relação com o mercado futuro de ativos. É muito difícil acertar exatamente o preço do café daqui a um ano, por exemplo, mas estar no sentido correto e mais próximo do valor de fechamento (resposta certa) nos deixa mais perto do lucro do que do prejuízo.

Parece simples, assim como economia, mas não é. Para quem conhece esse mercado sabe que por mais monitoradas que sejam as variáveis envolvidas, surpresas acontecem. Saber monitorá-las e interpretar os movimentos minimizam o risco, mas não garantem a certeza do ganho.

Por isso, estudar é FUNDAMENTAL. Estar ciente e consciente do que está acontecendo tornam vocês investidores diferenciados.

Segue uma humilde sugestão:

Hoje à noite o Júlio dará uma aula sobre mercado futuro aqui na Focalise. Para quem pensa em entrar nesse mercado ou ter uma ideia de que como expectativas futuras são trazidas para o presente e refletidas nos preços de hoje, fica a minha dica.

A palestra é gratuita! Basta clicar aqui e realizar sua inscrição.

Eu já fiz a minha. Faça a sua também!!!

Para quem irá participar da aula, vejo vocês a noite. Aos demais, até a próxima semana.

Sobre o autor

Mateus Weirich

Graduado em Ciências Econômicas pela UFRGS.

Certificado pela ANCORD.

Investidor desde 2008.

Share This
Navegação