É algo difícil de aceitar, mas necessário — sim, todos nós vamos envelhecer! Entretanto, nem todos irão se aposentar e há uma explicação lógica para isso: quem não planeja uma aposentadoria financeiramente sustentável provavelmente vai ter que trabalhar na velhice para pagar contas básicas.
Esse cenário triste pode ser real, mas não precisa fazer da parte da sua vida. Se você está lendo este texto, provavelmente já se conscientizou sobre a importância de se preparar com antecedência para a aposentadoria. Esse passo é o primeiro e mais relevante. Duas outras etapas são fundamentais: saber o tempo que tem para isso e o quanto precisará investir/economizar para atingir o padrão que pretende no futuro.
Confira algumas dicas e saiba quando e quanto é o ideal para planejar a aposentadoria.
Transporte-se para o futuro
Esse é um exercício necessário antes de planejar a aposentadoria e começar a poupar. Veja-se daqui a 10, 20 ou 30 anos e tente imaginar o tipo de vida que deseja ter. Quer morar no campo ou na cidade? Quantas viagens deseja fazer por ano? Terá automóvel ou usará o transporte público? Deseja viver em uma casa diferente da que você mora hoje?
Passe das coisas materiais para questões mais subjetivas: será que você estará com boa saúde? Vai morar sozinho ou dependerá de parentes para acompanhá-lo? Deseja ter quanto tempo por semana para dedicar-se a outros projetos de vida? Responder a essas questões é importante para você se visualizar no futuro. Dependendo do cenário imaginado, você terá que fazer mais ou menos esforço para se aposentar da forma como deseja.
Verifique a relação com o tempo
Quanto mais cedo você começar a planejar a aposentadoria, menos terá que poupar por mês e mais alternativas conservadoras de investimentos poderá escolher. Em contrapartida, se vai se aposentar em pouco tempo, terá que poupar mais dinheiro por mês e talvez se sinta apto a usar ferramentas de investimentos com mais riscos e, consequentemente, mais ganhos.
É fundamental verificar a sua relação com o tempo para escolher as ferramentas usadas e estimar os períodos necessários para poupar no seu percurso rumo à aposentadoria. Se você está trabalhando com o tempo a seu favor, poderá planejar melhor as formas de investimento e a possibilidade de manter uma cartela diversificada e menos engessada.
Caso você tenha pouco tempo, é melhor ser mais assertivo nessas escolhas. Em geral, há uma relação entre idade e o percentual que seria importante poupar como referência:
- Aos 25 anos – guardar 10% dos rendimentos
- Aos 35 anos – guardar 20% dos rendimentos
- Aos 45 anos – guardar 30% dos rendimentos
- Aos 55 anos – guardar 40% dos rendimentos
- Aos 55 anos – guardar 50% dos rendimentos
Escolha como poupar
Mas você pode ter olhado a relação acima e se perguntado: como poupar se não sobra nenhum dinheiro ao final do mês? A primeira medida necessária é adequar a sua realidade financeira para que seja possível poupar mensalmente. Elimine gastos supérfluos, faça o controle rigoroso de receitas e despesas e separe a economia assim que receber. Lembre-se de colocar a poupança como prioridade porque dela depende a tranquilidade de sua aposentadoria.
Depois disso, escolha a sua opção de poupança. Se você só se sente seguro colocando o dinheiro nesse tipo de rendimento, tudo bem, mas saiba que existem outras opções de investimentos igualmente seguras que rendem muito mais. Dá para escolher entre renda fixa, renda variável ou até mesmo investir em imóveis por meio da construção ou da locação de residências ou salas comerciais. Escolha a forma que mais se adapta às suas possibilidades e necessidades.
Considere a previdência privada
É interessante considerar o investimento em um plano de previdência privada. Muitas pessoas preferem essa alternativa a ter que monitorar diversos tipos de aplicações. Se esse for o seu caso, lembre-se de que uma opção não exclui a outra! O fator tempo também vai direcionar quanto deverá ser poupado e por quanto tempo. Se você é do tipo que precisa ter uma prestação para pagar e conseguir poupar, pode se beneficiar de um plano de previdência privada. Mas é importante pesquisar bem a empresa e o produto que pretende contratar para que a escolha realmente atenda às suas expectativas.
Em geral, os planos de previdência privada são investimentos de longo prazo, por isso é possível saber disso antes de fechar um contrato. Antes de escolher o seu, informe-se bastante sobre previdência complementar.
Avalie a questão dos imóveis
Se você é daqueles que considera investir em imóveis para locação, pense nas situações em que essa opção é realmente vantajosa. Por exemplo, não compensa financiar um imóvel para alugar em virtude dos altos juros ainda cobrados no Brasil. O valor de retorno do aluguel certamente não pagaria a parcela do financiamento com os juros embutidos.
Entretanto, se você já possui uma sala ou imóvel, considere-o como uma boa opção de renda na hora da aposentadoria. É interessante ponderar que, mesmo quitado, sempre haverá custos fixos a pagar quando não houver locação.
Condomínio, IPTU e eventuais reparos sempre precisarão de consertos. Afinal, qualquer renda pressupõe um dispêndio inicial ou permanente de recursos. É por isso que qualquer opção de financiamento que pretende se tornar um complemento de renda para a aposentadoria precisa ser bem estudado e planejado
Depois dessas ideias, você já consegue visualizar a melhor opção de investimento para planejar a sua aposentadoria? Faça essa escolha de forma serena, mas consciente. Se achar necessário, consulte especialistas, faça estudos, cálculos e estudos que ajudem a tomar uma decisão mais acertada.
O interessante é tornar esse processo o mais tranquilo possível, certo de que você está planejando algo fundamental para a sua qualidade de vida no futuro. Claro que isso não será tão fácil para todos; muitos passarão a vida inteira tentando poupar e sofrerão com isso. Tornar esse processo parte da rotina é algo que vai contribuir para que a reserva financeira se torne parte da sua vida.
Compartilhe este post em suas redes sociais para que outras pessoas consigam planejar a aposentadoria!
Aproveite e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades no blog!