Alcançar a independência financeira é o objetivo da maioria das pessoas, pois ela garante uma rotina mais tranquila, com menos estresse e com mais oportunidades para aproveitar as coisas boas da vida. Uma das formas para alcançá-la é viver de renda, mas, para que isso ocorra, você precisa saber como gerar renda passiva.
Com o intuito de auxiliar você quanto a essa questão, elaboramos este texto. Para tal, abordaremos inicialmente o conceito de renda passiva e quais são as ações que você deve tomar para alcançá-la. Posteriormente, abordaremos as principais dicas que você deve seguir para alcançar tal objetivo. Por fim, ressaltaremos a importância do planejamento financeiro como pilar desse projeto. Confira!
Saiba o que é renda passiva
Antes de explicar o que é a renda passiva, precisamos esclarecer o que não é, pois muitas vezes algumas coisas são entendidas dessa forma. São elas a renda de bico e o aumento salarial. O primeiro é uma renda extra que provém de pequenos serviços prestados à parte do emprego convencional, pois, para executá-lo, você precisa dedicar parte do seu tempo e ferramentas.
Já o segundo item, o aumento salarial, também não pode ser considerado uma renda passiva, pois, para que ele ocorra, você ainda precisa dedicar parte do seu tempo para adquiri-lo. Isso não exclui o fato de analisar os seus ganhos para conseguir gerar uma renda passiva no futuro. Entretanto, ressaltamos que não pode existir a confusão desse ordenado com renda passiva.
Dessa forma, o maior condicionante da renda passiva é o desprendimento da relação do ganho do dinheiro com o tempo dedicado para tornar viáveis os lucros. Resumidamente, é a produção de renda sem gastar tempo. Entretanto, para gerá-la, é necessário trabalhar duro para começar a poupar e realizar os investimentos necessários para conseguir uma boa renda passiva no futuro.
O meio mais comum para criar uma boa renda passiva é por meio de investimentos nas mais diferentes modalidades do mercado, como no ramo imobiliário ou comprando ações de empresas. Há a opção de criar um negócio e terceirizar o trabalho para executar a produção, além de investimentos em renda fixa, por exemplo.
Conheça as principais dicas de como gerar renda
Apresentamos no tópico anterior o que é renda passiva e agora elencaremos as principais dicas que você deve seguir para gerar renda passiva e alcançar a independência financeira. São elas: poupar, alugar imóveis, fazer investimentos financeiros e comprar ações de empresas.
Poupar
A primeira meta que você deve seguir é poupar uma parte dos seus ganhos mensais para investir. Embora muitas pessoas lembrem logo de cara da conta poupança, vale ressaltar que esse investimento não é rentável.
Dessa forma, você não deve ficar preso a esse tipo de investimento, pois ele rende pouco em relação a outros investimentos, como os de renda fixa, que costumam ser tão seguros quanto a poupança e são protegidos pelo FGC — Fundo Garantidor de Crédito.
Vários estudiosos e autores do tema de poupança divergem sobre a porcentagem ideal para se poupar mensalmente, mas uma das maiores referências sobre o assunto, o livro “O homem mais rico da Babilônia”, recomenda um mínimo de 10% sobre o valor de tudo aquilo que você recebe. Recomenda-se que esse valor seja aplicado em títulos de renda fixa, como títulos públicos do tesouro direto, CDB, LCA, entre outros.
Alugar imóveis
Uma boa dica para quem deseja alcançar a independência financeira por meio da renda passiva é investindo no setor imobiliário, colocando seus imóveis para alugar. Caso já tenha imóveis, essa ação se torna mais fácil. Você precisa entrar em contato com uma boa corretora e fazer a solicitação do serviço, dando em contrapartida um valor pelo serviço, geralmente uma porcentagem sobre o valor do aluguel.
Outra opção para investir em imóveis é por meio dos fundos imobiliários, em que você cobra cotas de um condomínio e recebe proporcionalmente de acordo com as cotas que possui. O rendimento se assemelha bastante aos dividendos de ações.
Fazer investimentos financeiros
Além de poupar, é importante que você invista o dinheiro para que ele gere rendimentos, o que também evita que ele não seja corroído pela inflação. Por isso a importância de não ganhar o dinheiro em casa e aplicá-lo em investimentos, desde a poupança, renda fixa, até em investimentos mais complexos, como investimentos na bolsa de valores, taxa de câmbio, investimentos imobiliários, entre outros.
Atualmente, qualquer um pode fazer investimentos sem maiores problemas, pois a maioria das corretoras recebe depósitos de forma online via pagamento de boletos bancários ou transferência. Entretanto, vale ressaltar que é necessário que você pesquise sobre cada tipo de investimento antes de efetivá-lo.
Comprar ações de empresas
O mercado de ações acontece todo dia útil na bolsa de valores. As ações nada mais são do que partes de empresas que são colocadas em leilão. Há várias modalidades de ação e a mais interessante delas é a que dá direito aos dividendos, que funcionam como uma participação nos lucros da empresa. Dessa forma, a renda por dividendos, seja por meio do mercado de ações, ou por meio da associação com empresas, é uma excelente alternativa para renda passiva.
Esse investimento é de risco e ele deve ser feito com cautela, embora seja importante reforçar que qualquer um possa fazê-lo, pois atualmente você pode comprar e vender ações diretamente da sua casa, em seu computador ou celular. Dessa forma, essa opção é fundamental para quem almeja, de fato, ter bons retornos financeiros, ainda que seja necessário correr alguns riscos.
Veja por que a disciplina é um dos fatores mais importantes para que você possa viver de renda e conquistar sua independência financeira
Muitos que desejam alcançar a independência financeira vivendo de renda questionam qual é o fator mais importante para chegar lá. Sem dúvida, o resultado é consequência de uma série de variáveis, mas a condicionante mais importante é a disciplina e o planejamento. Isso porque há muitas tentações no meio do caminho para abrir mão do planejamento, mas você deve ser forte e manter o foco na meta.
Sendo assim, saber como gerar renda passiva é fundamental para alcançar a independência financeira. Comece a poupar e a fazer os investimentos indicados ao longo deste texto para começar a mudar a sua vida a partir de hoje!
Agora que você já sabe como gerar renda passiva para alcançar a independência financeira, deixe um comentário neste post com sua dúvida, sugestão ou contribuição sobre este assunto!