Entenda como pensa um gestor de fundos de ações! | Focalise
Renda Variável

Entenda como pensa um gestor de fundos de ações!

Fundos de Ações
Focalise
Escrito por Focalise

Ser um gestor de fundos de ações bem-sucedido é o sonho de qualquer profissional do mercado financeiro, certo? A maneira como eles lidam com riscos e situações difíceis é motivador para quem está iniciando no mundo dos investimentos.

Porém, o medo de colocar em risco o conforto e segurança da família faz com que a maioria dos investidores iniciantes optem por conter os riscos da sua aplicação e, por isso, escolhem investimentos que oferecem baixa rentabilidade.

Mas, que tal obter dicas valiosas com os profissionais mais experientes do mercado? É isso que oferecemos para você neste post! Saiba o que esses gestores de sucesso têm a dizer sobre o assunto. Venha conferir!

Como o gestor de fundos de ações mantém a performance em tempo de crise?

Segundo o gestor de fundos, Carlos Eduardo Rocha, fundador do Grupo Brasil Plural, o primeiro passo para manter a performance em tempos de crise é não dar desculpas, pois você precisa cumprir o que prometeu ao cliente.

É nos momentos de crise que o gestor de fundos de ações é testado. Devido a isso, é necessário ser persistente e buscar sempre os melhores resultados — sem desistir.

Segundo o gestor, para ter sucesso na gestão dos fundos durante a crise, é preciso compreender bem o setor escolhido para se posicionar da maneira correta.

Outro ponto importante que Carlos Eduardo destaca é saber diminuir os riscos e identificar as oportunidades, pois são nesses momentos que a volatilidade dos investimentos aumentam.

Mas, para isso, é preciso que você atue na sua carteira constantemente, com a finalidade de diminuir as chances de perdas.

Além disso, um bom gestor de fundos de ações não pode contar somente com a esperança de que as coisas vão melhorar. É preciso ser objetivo! E, acima de tudo, é preciso deixar o medo de lado, pois é no momento de crise que surgem muitas oportunidades de multiplicar o seu patrimônio.

Como eles lidam com o fato de outras pessoas depositarem a confiança neles?

Para o gestor Carlos Eduardo, por mais que a responsabilidade seja muito grande, ele não tem muita dificuldade em lidar com isso. Mas, é importante frisar que a sua tolerância ao risco é maior porque ele é um especialista no assunto.

Embora o gestor de fundos de ações tenha uma vasta experiência na área, ele pode cometer erros, mesmo que seja pelos motivos corretos. Isso acontece porque existem fatores de alguns riscos que são incalculáveis e podem surgir a qualquer momento, impedido o sucesso do investimento.

Mas, o importante é saber como agir quando as coisas dão errado e não perder o controle emocional. Quando o assunto é investimento, saber lidar com perdas é muito importante. Por isso, evite agir impulsivamente.

Grosso modo, é preciso ter “sangue frio” para lidar com situações complicadas, é preciso ser emocionalmente inteligente para reverter a situação.

Muitos gestores fracassam no mercado financeiro porque não sabem lidar com suas emoções, acabam realizando aplicações sem levar em consideração os riscos do investimento e não conseguem elaborar uma estratégia eficiente para driblar os momentos difíceis.

Quais são as lições que eles tiram de situações complicadas?

Para Guilherme Aché, sócio e gestor da Squadra Investimentos, a principal lição que ele tirou de situações complicadas é que, na hora de realizar um investimento, você não deve se deixar levar por um palpite, dica ou notícias de jornais. É preciso fazer uma análise própria para ter convicção de que a decisão tomada será a melhor para o cliente.

Isso é importante porque qualquer tipo de investimento pode sofrer uma queda repentina, mesmo as melhores empresas do mundo têm momentos como esse. A ausência de convicção faz com que você perca a confiança no que está fazendo, impedindo que decisões corretas sejam tomadas.

No caso de quedas das ações de grandes empresas, por exemplo, muitas vezes, a melhor saída é comprar mais ações, mesmo elas não estando em um período bom, pois, a longo prazo, o retorno tende a ser positivo.

Como eles aprenderam a lidar com riscos?

Rogério Xavier, gestor e sócio da SPX, conta como aprendeu, ao longo de sua carreira, a lidar com os riscos do mercado. Para ele, estudar sobre investimentos é muito importante, mas a experiência de vida é tudo.

Nesse momento, é importante que você tenha um mentor para seguir os passos, pois aprendizado é essencial para ter sucesso nos investimentos.

A busca pelo conhecimento precisa ser constante. Devido a isso, é de suma importância que reconheça todos os dias que há coisas novas para aprender, pois é impossível saber de tudo.

De modo genérico, a melhor maneira para lidar com riscos é estudar. Acompanhar o mercado financeiro e conhecer a sua aplicação é fundamental para obter uma boa rentabilidade, afastando, ao máximo, os riscos de cada investimento.

É sorte ou intuição?

Sorte? Quando assunto é investimento você jamais deve ficar na dependência dela. É bem verdade que no processo de seleção de ações, o gestor pode ter um pouco de intuição, mas ela não tem valia alguma se o gestor de fundos não tiver conhecimento.

O conhecimento é base do sucesso no mercado financeiro, pois ele é extremamente complexo e tem informações difíceis de serem compreendidas.

Portanto, não se aventure em um investimento que você não sabe direito como funciona. Sua rentabilidade e todo o seu investimento podem sofrer consequências muito negativas.

Antes de realizar qualquer aplicação, estude e evite frustrações que podem trazer sérios transtornos financeiros para a sua vida, colocando em risco o conforto e a tranquilidade da sua família.

O mercado financeiro pode dar muitas voltas, por isso, é importante estar preparado para lidar com diversas situações, sejam elas positivas ou negativas. Portanto, conhecer a trajetória desses gestores de sucesso é fundamental para saber como se posicionar em uma situação delicada.

Para se tornar um excelente gestor de fundos de ações e apresentar bons resultados é preciso saber medir a sua ousadia, planejar e seguir todos os seus objetivos com muita dedicação. Sem cautela, até os melhores profissionais do mercado financeiro correm o risco de ter perdas irreparáveis.

Agora que você já sabe como pensa um gestor de fundos de ações, é importante conferir o nosso artigo para identificar qual é o fundo de investimento ideal para o seu perfil. Boa leitura!

Sobre o autor

Focalise

Focalise

A Focalise surgiu da necessidade dos investidores em ter um ambiente para o debate, educação e apoio às decisões no mercado de capitais.

Buscamos informar, orientar, educar e oferecer serviços que facilitem o entendimento e a identificação das oportunidades de investimentos.

Share This
Navegação
[d]
[d]
[d]
[d]