Fundos de Renda Fixa podem cair?
Renda Fixa

Fundos de Renda Fixa podem cair?

Escrito por Focalise

Os recentes acontecimentos relacionados à disseminação da Covid-19 têm impacto direto na dinâmica dos mercados, na economia e nos seus investimentos.

Oscilações em Renda Fixa

Além das fortes quedas em renda variável, estamos passando por um momento de oscilação em alguns ativos de renda fixa, que podem até apresentar rentabilidades negativas, como:

• Fundos DI

Fundos de Renda Fixa

Os Fundos DI, classificados como Renda Fixa Referenciado, devem ter:
 
• No mínimo 95% da carteira em operações atreladas ao CDI e à Selic;

• Pelo menos 80% de sua carteira investida em títulos de baixo risco, como:
• Títulos da Dívida Pública Federal;
• Títulos de crédito privado de baixo risco, que funcionam como um empréstimo a empresas, com juros revertidos para o investidor.
 
São os títulos de crédito privado que têm apresentado fortes oscilações, por conta do fenômeno chamado abertura de spreads de crédito.

O que isso significa na prática?

Se antes o mercado exigia uma remuneração de 101% do CDI para emprestar dinheiro para uma empresa, com as incertezas presentes no cenário atual, ele passa a exigir juros maiores, de, por exemplo, 105% do CDI.

E como isso impacta na rentabilidade do fundo?

Imagine que, dentro do fundo, exista um ativo de crédito privado que rendia 101% do CDI.

Quando o mercado passa a exigir uma remuneração de 105% do CDI, esse mesmo ativo, que estava em carteira com uma taxa menor, sofre uma desvalorização.

A cota do fundo reflete essa desvalorização momentânea do ativo por meio da marcação a mercado, que é uma atualização do preço do ativo, caso ele seja vendido naquele momento.

A boa notícia é que, passado esse momento de oscilação, se antes o título que compõe o fundo rendia 101% do CDI, ele passa a render 105% e deve trazer uma remuneração maior daqui para frente.

Se você quiser saber mais sobre este e outros temas, no link Renda Fixa aqui do BLOG temos vários artigos sobre o tema.

Convido você também a inscrever-se no nosso canal de YouTube para acompanhar nossos vídeos semanais sobre investimentos

Sobre o autor

Focalise

A Focalise surgiu da necessidade dos investidores em ter um ambiente para o debate, educação e apoio às decisões no mercado de capitais.

Buscamos informar, orientar, educar e oferecer serviços que facilitem o entendimento e a identificação das oportunidades de investimentos.

Share This
Navegação