Você já percebeu como é difícil usar o dinheiro da forma correta? Raramente controlamos nossos gastos e é muito comum gastarmos demais e ficarmos no vermelho mês após mês, não é mesmo? Isso acontece por falta de planejamento financeiro pessoal.
Planejamento financeiro é um processo pelo qual cuidamos das nossas finanças e damos um melhor destino para o nosso dinheiro. Esse processo nos permite planejar o nosso futuro e o de nossa família, nos protegendo contra eventualidades e ajudando a construir um patrimônio cada vez maior.
Quer entender como montar o seu planejamento financeiro a partir de hoje? A seguir, listamos as coisas que você precisa fazer para isso acontecer. Confira!
Acompanhe suas finanças
Independentemente de qual planejamento queremos fazer, a primeira etapa é sempre a mesma: coletar informações. Sempre que queremos criar alguma coisa, primeiro temos que ver o que está acontecendo, o que está certo e o que está errado.
Com o planejamento financeiro acontece exatamente da mesma forma. Antes de sair criando metas ou decidindo poupar toda a sua renda mensal, o primeiro passo é entender para onde seu dinheiro vai. Nesse caso, nada melhor que as boas e velhas planilhas para ajudar, não é mesmo?
Anote quanto você ganhou no mês, veja quanto é gasto com viagens, roupas, restaurantes, educação, carros, dentre outros custos mensais que sua família tem.
Dê uma atenção especial aos gastos supérfluos e dívidas que poderiam ser evitadas. Quando formos falar sobre poupar, elas serão nossos principais focos.
Ah, se você acha muito difícil anotar tudo, ou se a falta de tempo não lhe permite fazer isso, que tal usar um aplicativo que cuide dessa tarefa por você? O Guiabolso é uma excelente opção para essa tarefa.
Entenda como o dinheiro funciona
Conseguiu acompanhar suas finanças e saber para onde sua fonte de renda tem ido? Muito bem! Agora está na hora de entender como o dinheiro verdadeiramente funciona.
Podemos dividir esse funcionamento em quatro grandes grupos: conseguir dinheiro, ganhar dinheiro, fazer dinheiro e investir dinheiro. Se nunca ouviu falar dessa divisão, não tem problema. Isso é algo bem simples, mas que ajuda você a entender o que precisa ser feito para enriquecer.
“Conseguir dinheiro” é quando buscamos alguma forma de comprar algum bem ou serviço de maneira rápida. Para isso, recorremos a empréstimos ou financiamentos.
“Ganhar dinheiro”, por outro lado, é um processo um pouco mais demorado. Aqui você troca o seu tempo por dinheiro — é assim que qualquer trabalho funciona, mesmo o autônomo.
“Fazer dinheiro” vai além de trocar seu tempo por um pagamento mensal. Aqui, você começa a produzir riquezas e comprar o tempo de outras pessoas para que elas gerem mais dinheiro do que o que você paga — esse é o princípio que motiva a contratação em qualquer empresa.
Por fim, temos o “investir dinheiro”. Nesse caso, você coloca seu dinheiro em alguma aplicação financeira e isso vai gerar renda passiva por meio da valorização de ativos (tudo que é negociado no mercado financeiro). Aqui, o dinheiro gera mais dinheiro, sem a necessidade de investir tanto do seu tempo.
Conseguiu entender como o dinheiro funciona? Nós falamos que era algo simples.
Defina objetivos financeiros
Depois de entender como o dinheiro funciona, é hora de realmente “colocar a mão na massa”. Então, vamos ao planejamento financeiro!
Para planejar, você precisa ter objetivos. Os objetivos são o que norteia suas escolhas, o que direciona o planejamento e que determina exatamente o que você precisa fazer para alcançá-los.
Por isso, escolha seus objetivos financeiros. Você quer viajar daqui a dois meses? Quer trocar de carro a cada três anos? Daqui a alguns anos, quando seus filhos tiverem idade para ir para a faculdade, você quer fazer o pagamento à vista? Que tal planejar sua aposentadoria?
Entenda quais são seus reais objetivos. Deixe-os muito bem definidos e entenda que eles são uma meta a ser alcançada, ok?
Busque educação financeira
Apenas definir objetivos não é suficiente. Você, certamente, precisará de várias ferramentas, dicas e estratégias para conseguir chegar onde gostaria, correto? É aí que entra a educação financeira.
Entenda o que as pessoas ricas fazem, busque conhecimento sobre o mercado de capitais, pesquise sobre economia doméstica e planejamento familiar. Quanto mais conhecimento você tiver, mais fácil será o planejamento financeiro.
Aprenda a poupar
Durante sua definição de objetivos e pesquisa sobre educação financeira, você provavelmente perceberá a necessidade de poupar. Economizar é um hábito saudável e necessário para quem quer ter um futuro tranquilo.
Para atingir seus objetivos, você terá que cortar alguns gastos. Lembra que, no início do texto, falamos para você dar uma atenção especial às compras supérfluas e dívidas que poderiam ser evitadas? Está na hora de voltarmos a elas!
Veja o que pode ser reduzido, abra mão do que não for essencial e tente poupar o máximo possível. Alguns especialistas indicam que o ideal é guardar 15% da sua renda todos os meses. Caso não consiga, talvez seja a hora de repensar seus gastos com um pouco mais de cuidado.
Crie reservas financeiras
Por mais que os objetivos financeiros sejam necessários e fundamentais, eles não são a única coisa em que você deve focar. A segurança financeira também é muito importante, já que ela ajuda a proteger sua família no caso de alguma eventualidade.
Então, é fundamental que você comece a montar suas reservas financeiras, ou reservas de emergência. O tamanho delas pode variar dependendo do que você prefere fazer, mas é recomendado que o montante total seja igual a, no mínimo, seis meses do seu recebimento mensal.
Isso dá um tempo de seis meses para que você consiga superar a crise (caso ela aconteça) sem precisar sofrer com a falta de dinheiro.
Invista regularmente
Além de poupar, outro hábito que você precisará desenvolver para ter um planejamento financeiro pessoal eficiente é o de investir. Os investimentos podem fornecer uma renda passiva, como já falamos, e são indispensáveis para aumentar o seu patrimônio.
Entretanto, investimentos são uma estratégia a longo prazo. É necessário que você invista mensalmente. Por outro lado, investimentos são uma ótima maneira de atingir objetivos. Você pode, por exemplo, investir em um ativo até que ali tenha dinheiro suficiente para comprar um carro — assim você se programa para gastar, que é muito melhor que comprar algo por impulso.
Caso tenha alguma dúvida na hora de começar a investir, o melhor caminho é buscar a ajuda de um assessor de investimentos. Assim, você já começa no mundo dos investimentos com o pé direito!
Enriqueça
Por fim, a dica mais simples de todas: enriqueça!
Calma, não estamos ficando doidos. Na verdade, enriquecer é uma consequência. Se você seguir tudo o que falamos até aqui, seu patrimônio aumentará gradualmente. O importante é nunca desistir, começar a pensar da maneira correta e se comprometer com seus objetivos.
De um modo geral, o planejamento financeiro pessoal não é algo difícil ou trabalhoso de ser feito. Para ter sucesso nele, você precisa ser persistente, criar hábitos e repetir os mesmos processos todos os meses. Não existe segredo, muito menos fórmula mágica. Então, comece seu planejamento desde já!
Se você ainda está em dúvida sobre como fazer um bom planejamento financeiro, ou se precisa de ajuda para investir, entre em contato com a gente! Nossa equipe está esperando sua mensagem.