Conheça o método dos grandes investidores | Focalise Educacional
Renda Variável

Conheça o método dos grandes investidores

grandes investidores
Escrito por Focalise

Vale muito a pena se inspirar em histórias de sucesso em vários aspectos da nossa vida, como nos relacionamentos, na profissão, nas artes etc. No mundo dos investimentos não é diferente. Os grandes investidores marcaram história e adotaram estratégias eficientes nas suas aplicações financeiras. Muitas de suas ideias podem servir de inspiração para as outras pessoas que desejam se aventurar na área.

Realmente, é sempre muito bom contar com boas referências, não é mesmo? Isso poupa os investidores de muitos erros, afinal, por meio da observação das histórias de grandes nomes do mundo dos investimentos é possível saber quais foram as estratégias que deram mais resultados e as que não tiveram tanta eficiência assim.

Você está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post, abordaremos as histórias de grandes investidores e explicaremos as estratégias principais de cada um. Continue lendo!

Warren Buffett

Com 88 anos, Warren Buffett é conhecido como um dos investidores de maior sucesso e atualmente ele é um dos homens mais ricos do planeta. Na sua estratégia denominada “Buy and Hold”, o investidor escolhe de maneira minuciosa as empresas em que deseja investir. Somente após essa análise, ele decide comprar a ação com a intenção de mantê-la na carteira por um longo período. Trata-se, portanto, de uma estratégia de longo prazo.

Se pararmos para pensar, vale a pena refletir bastante antes de tomar uma decisão em várias situações da nossa vida. Entre elas estão a compra da casa própria, mudança de emprego, escolha da profissão etc. Isso nos ajuda a tomar decisões mais racionais e reduzir as possibilidades de cometer erros (alguns deles podem custar caro e gerar prejuízos financeiros, profissionais ou pessoais).

Buffett também gosta de “nadar contra a maré”. O norte-americano costuma comprar ações em momentos de crise e realizar vendas nos períodos de bonança e otimismo em relação à economia. Como o investidor costuma comprar papéis na baixa e vender na alta, ele obteve grandes lucros nas operações.

Benjamin Graham

Ele nasceu em Londres em 1894 e ficou bastante conhecido por causa de suas lições em relação à análise fundamentalista. A estratégia consiste em investir o capital de acordo com as perspectivas de longo prazo das companhias.

Apesar de Graham ter nascido no fim do século XIX, muitas pessoas da área de investimentos seguem os seus ensinamentos. Então, muitos dos princípios dele ainda são colocados em prática atualmente.

O britânico acreditava que estar certo não é o suficiente. Segundo ele, é necessário estar certo pelos motivos corretos. Não adianta nada estar seguro do que faz se os seus motivos não estiverem de acordo com as suas metas.

Graham também enfatiza bastante a convicção em suas lições. De acordo com o britânico, é necessário ser paciente e disciplinado para continuar firme nas suas convicções, principalmente quando o mercado insiste que você está errado.

George Soros

Trata-se de um dos grandes investidores da atualidade. De acordo com a revista Forbes, a fortuna dele chega a 8 bilhões de dólares, aproximadamente 30 bilhões de reais. Ele também é conhecido por defender os ideais de uma sociedade aberta, a democracia liberal e o combate ao autoritarismo, ao racismo e à intolerância.

Recentemente, George Soros foi eleito a personalidade do ano pelo jornal norte-americano Financial Times. Geralmente, o prêmio é reflexo das conquistas da pessoa. No caso de Soros, a escolha ocorreu também pelos valores que ele representa.

Entre os seus principais feitos no mercado financeiro está o lucro de 1 bilhão de dólares em 1992 quando investiu contra a libra esterlina. Agora, você deve estar se perguntando: quais são os principais segredos desse investidor? Primeiramente, ele acredita que não é possível se divertir e investir bem ao mesmo tempo. Segundo Soros, o bom investimento é chato.

O investidor também não tem medo de reconhecer os seus pontos fracos. Ele já confessou que em algumas situações se deixa tomar pela euforia e pelo desespero. No entanto, destacou que só conseguiu dar a volta por cima porque reconheceu os próprios erros e corrigiu as falhas. Portanto, Soros acredita fortemente na ideia de que os equívocos fazem parte do aprendizado. O investidor crê bastante no seguinte ditado popular: “errar é humano”.

Carl Icahn

Trata-se de mais um dos grandes investidores contemporâneos. De acordo com a Forbes, Icahn tem uma fortuna estimada em 15,3 bilhões de dólares. Qual foi o grande segredo e a principal estratégia dele?

Icahn tem um estilo agressivo e não tem nenhum medo no momento de investir. Por isso, ele costuma comprar várias ações de uma mesma empresa até adquirir uma grande participação nela. Após atingir esse objetivo, o norte-americano adquire influência na companhia e consegue até tomar decisões que considere importantes na organização.

Com a adoção dessa estratégia, Carl Icahn passou a ter o controle e também a influenciar o rumo de algumas marcas famosas. Entre as principais estão a Time Warner, Texaco e a Netflix.

Peter Lynch

Ele é adepto do “Buy and Hold”, assim como Warren Buffett, ou seja, ambos pensam no longo prazo. Outra estratégia de Lynch consiste em investir em empresas de pequeno porte, mas com grandes possibilidades de crescimento. Essa tática, portanto, evita as companhias já consolidadas no mercado e que apresentam alta procura.

Outra tática do investidor é direcionar o capital a empresas que atuam em mercados conhecidos por ele. Desse modo, Lynch consegue entender a companhia profundamente e analisar de forma mais precisa o potencial de crescimento da organização. O norte-americano também acredita que os negócios que estão mais próximos do nosso cotidiano apresentam mais consumidores, por isso, geram mais oportunidades.

Os grandes investidores realmente têm ideias inspiradoras e, por isso, é muito importante conhecer as principais estratégias deles. Apesar disso, é necessário identificar os investimentos que melhor se encaixam no seu perfil de investidor e na sua realidade de vida. Dessa maneira, você montará uma carteira equilibrada e que esteja de acordo com as suas necessidades.

Agora que já conhece as principais estratégias dos grandes investidores, veja por que você não deve deixar o seu dinheiro na poupança. Neste post, também apresentamos algumas alternativas simples de aplicações financeiras que o ajudarão a montar um bom portfólio.

Sobre o autor

Focalise

A Focalise surgiu da necessidade dos investidores em ter um ambiente para o debate, educação e apoio às decisões no mercado de capitais.

Buscamos informar, orientar, educar e oferecer serviços que facilitem o entendimento e a identificação das oportunidades de investimentos.

Share This
Navegação