As plataformas operacionais para investimentos são indispensáveis para quem quer se tornar um investidor de sucesso. Elas são ferramentas desenvolvidas para diversos fins, sempre otimizando os processos de investimento e evitando erros ocasionados por tecnologias desatualizadas.
À medida que o investidor vai se profissionalizando, ele tende a buscar por essas inovações. Isso porque as plataformas ajudam a aumentar a velocidade das operações, além de fornecerem uma série de informações sobre diferentes ativos, facilitando o planejamento e a tomada de decisão.
Ficou interessado nas plataformas operacionais para investimentos? Quer saber quais estão disponíveis no mercado? Então veja a lista que separamos para você!
1. Home Broker
A bolsa de valores é um ambiente fechado e o investidor não pode ir até ela ou acessar seu site para comprar ações. É para isso que precisamos da corretora de valores: se você quiser comprar papéis, ela vai intermediar as negociações.
Para facilitar o processo, entra uma importante ferramenta que permite a negociação online de ativos da bolsa de valores: o Home Broker. Com essa plataforma o investidor pode operar no mercado de ações, opções, fundos e futuros.
Funciona da seguinte forma: você encontra um ativo que quer e emite o pedido em valor e quantidade definida. A bolsa recebe essa informação e, caso tenha papéis no valor estipulado, concretiza a operação.
O Home Broker é, sem dúvida, a primeira plataforma que qualquer trader (quem compra e vende ativos da bolsa de valores) vai usar, já que ela é a porta de entrada para acessar aos produtos da bolsa de valores.
2. TRYD
Voltada para o público que opera no formato Tape Reading, é uma das plataformas mais completas neste sentido. A TRYD é uma plataforma que oferece a seus usuários operações mais ágeis e também os recursos mais utilizados pelos operadores de alta frequência. Além ser possível fazer a análise técnica (leitura gráfica das oscilações do mercado). Ela também disponibiliza:
- agressores do book e análise de volume;
- boleta rápida no gráfico;
- gráficos atemporais (renko, range, tick, agressão);
- negócios e cotações em tempo real;
- Cesta Basket (enviar várias ordens de uma única vez)
Além disso, é disponibilizada também a plataforma TRYD SIM, que é um simulador de daytrade, para que você possa testar suas estratégias com dinheiro fictício. Então, além de poder acompanhar o mercado em tempo real, você também pode utilizar o modo simulador.
3. MetaTrader
O MetaTrader é um ambiente de trabalho desenvolvido para facilitar a vida de traders profissionais. Apostando em simplicidade e adaptabilidade, essa plataforma pode ser acessada em qualquer computador, tablet ou smartphone.
Assim como o XP-PRO, o MetaTrader também fornece informações em tempo real para seus usuários. Com isso é possível acompanhar indicadores individuais e a agenda de eventos econômicos mundiais para tomar sua decisão.
Mas o principal diferencial desta plataforma é que ela funciona como uma loja de aplicativos. Dentro do MetaTrader o usuário tem acesso a centenas de softwares, como os robôs investidores e outras ferramentas de apoio.
Já que o MetaTrader é a plataforma de investimentos mais utilizada no mundo, o que não falta é desenvolvedores criando novos produtos para ela, e você também pode ser um.
4. ProfitChart
Outra plataforma que aposta na tecnologia é a ProfitChart, por meio de um sistema responsivo, é uma das plataformas gráficas mais fáceis e completas para se utilizar.
Essa ferramenta conta com price action e também permite que o investidor crie indicadores e regras de automação, facilitando o acompanhamento das oscilações do mercado.
Somado a isso, essa plataforma, por meio das regras de operação, aumenta a velocidade das entradas e saídas, garantindo ganhos mais consistentes a seus usuários. Sem contar que o software também tem relatórios de performance, o que ajuda na hora de encontrar pontos de melhoria. Possui também o modo simulador, onde você pode operar com dinheiro fictício e testar suas estrategias antes de ir para o modo real.
A plataforma possui algumas variações, com recursos para scalpers, day-traders e swing-traders, então ao assinar você pode preferir alguma delas. Ao assinar você recebe alguns dias de degustação, para que possa testar e aí, se gostar, passar a utilizar de forma definitiva por uma mensalidade.
Veja aqui um vídeo sobre como usar o ProfitChart!
5. FlashTrader
Além do ovacionado tape reading, a FlashTrader também conta com plugins que automatizam a estratégia operacional. O melhor é que essa automatização pode ser feita em um clique e tem alta performance de execução. Logo, sobra mais tempo para o trader analisar o mercado.
O FlashTrader tem CrossMarket, que é uma forma de simplificar a operação de mini contratos. A ferramenta também conta com outras funcionalidades voltadas para a visualização, como:
- book de ofertas agregadas;
- gráficos;
- customização de ofertas.
Como a plataforma se garante em questão de qualidade e desempenho, a empresa disponibiliza quinze dias de acesso gratuito para quem ainda não é cliente.
6. SmarttBot
A SmarttBot é uma plataforma voltada aos investidores que querem automatizar suas aplicações na bolsa de valores. Para isso, o investidor precisa entrar no site, registrar uma estratégia nos robôs (a plataforma é totalmente online) e acompanhar o desempenho das regras escolhidas.
Se você não conhece muito de estratégias ou tem receio de não saber configurar o robô, a SmarttBot também tem uma solução para isso: a loja de estratégias. Nela o trader pode comprar várias abordagens de operação que já estão prontas, algumas, inclusive, são gratuitas.
Com relação à plataforma, a empresa aposta em uma visão mais limpa e amigável. Tudo é mostrado na tela do usuário com as informações importantes, como:
- tipo de movimentação;
- valor médio negociado;
- horário das operações;
- ordens executadas, alteradas e canceladas, entre outras.
Além disso, o software gera gráficos de acompanhamento, permite fácil acesso ao saldo em conta e tem áreas específicas para acompanhar as ordens realizadas. Outro ponto importante é que o investidor pode acrescentar a taxa de corretagem para ter relatórios mais fidedignos.
7. TradeZone
Indicada para análises gráficas e operações de day trade, a TradeZone é uma plataforma simples e objetiva. Ela pode ser acessada pelo navegador (no plano gratuito) ou em um aplicativo de desktop (no plano pago).
Essa plataforma trabalha com gráficos e permite que as operações sejam feitas diretamente neles. Assim, o investidor apenas acompanha as oscilações e clica quando achar necessário. Além disso, as operações acontecem diretamente no book, ou seja, não é preciso mudar de plataforma.
O TradeZone é oferecido pela XP Investimentos, e uma de suas vantagens é que qualquer pessoa pode ter acesso ao plano Desktop sem ter que pagar a taxa mensal. Para isso, basta que o usuário opere no mínimo R$90,00 de corretagem por mês.
De modo geral, as plataformas operacionais para investimentos são capazes de se adaptar ao perfil de quem as usa. Entretanto, como podemos ver, as características individuais de cada uma delas pode chamar mais a atenção de um trader do que de outro.
E aí, já escolheu a plataforma que vai usar? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e veja qual é a escolha dos seus amigos!